Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Circuito avaliará qualidade das sementes e fertilizantes em MT

A Aprosoja realiza nesta quinta-feira (11), às 14, na sala de reuniões da Famato, uma coletiva de imprensa para o lançamento da 3ª edição do Circuito Tecnológico. A ação percorrerá as lavouras de todas as regiões sojicultoras de Mato Grosso, de 15 a 26 de outubro, com objetivo de verificar in loco a situação do início da safra 2012/13. De acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso será responsável pela produção de 24 milhões de toneladas de soja, quase 30% da produção nacional, o que poderá colocar o Brasil como o principal produtor mundial do grão.

O Circuito traçará um completo raio-x sobre o plantio de soja e principais dificuldades enfrentadas pelos produtores mato-grossenses. A meta é visitar 400 propriedades, aplicando questionários e coletando amostras de sementes e fertilizantes que serão enviadas para laboratórios credenciados para análise. O levantamento ocorrerá durante duas semanas e cinco equipes irão trabalhar simultaneamente em locais diferentes da mesma região, conferindo o andamento do plantio, o início do desenvolvimento das lavouras e as expectativas dos produtores .

Na primeira semana, entre 15 e 19 de outubro, serão visitadas cidades de Norte a Oeste do Estado, como Diamantino, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sapezal, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Boa Esperança, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e outros.

Durante a segunda semana, de 22 a 26 de outubro, as mesmas cinco equipes percorrerão municípios do Leste e do Sul, como Jaciara, Rondonópolis, Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Canarana, Querência e outras cidades.

Após a expedição nas principais cidades produtores de soja, a Aprosoja fará um mapeamento concreto sobre o andamento da safra e principais anseios, dificuldades enfrentadas pelos produtores mato-grossenses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet