Olhar Agro & Negócios

Domingo, 17 de outubro de 2021

Notícias / Tecnologia

técnico-científicos

Papo com a ESALQ abordará sistemas agroflorestais

Assessoria de Comunicação USP ESALQ

30 Abr 2013 - 19:28

Desde 2011, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) mantem parceria com o canal Terra Viva, mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação que nasceu em 2005 com o objetivo de divulgar tecnologias e mercados do agronegócio brasileiro. Essa parceria consiste em conceder entrevistas sobre pesquisas realizadas na instituição, bem como divulgar eventos técnico-científicos.

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (ACOM) da ESALQ, todas às quintas-feiras, às 12h, em transmissão "ao vivo", docentes ou pesquisadores participam do programa "Dia Dia Rural". Durante cinco minutos, no bloco "Papo com a ESALQ", o apresentador explora a pauta sugerida pela equipe da ACOM.

Nesta quinta-feira (02/05), o entrevistado será Ciro Abbud Righi, professor do Departamento Ciências Florestais (LCF) que falará sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs). “O modelo agrícola brasileiro atende, em sua maioria, demandas externas e por isso está calcado no monocultivo extensivo, casos da cana-de-açúcar, milho e soja. Esse sistema possibilita que o Brasil figure entre as potências econômicas, mas de certa forma desfavorece o comércio interno e a agricultura familiar”, lembra Ciro.

De acordo com o professor do LCF, o agricultor pode utilizar os SAFs na recuperação de áreas de reservas legais, áreas de proteção permanente. “Um desafio desse sistema, no entanto, é a sua instalação e manejo. O segredo é o planejamento, quando se selecionam as mudas de árvores e as culturas a serem consorciadas”, complementa.

O programa Dia Dia Rural pode ser acompanhado ao vivo, no site www.tvterraviva.com.br ou por meio de antenas parabólicas, além da TecSat no canal 2 e, pela Sky, no canal 104.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet