Brasília vai sediar eno dia 15 de maio um Fórum para discutir o avanço da mosca branca e da helicoverpa, duas pragas que estão assolando lavouras de soja e de feijão em regiões de clima mais quente, como o cerrado brasileiro. O objetivo do evento é sensibilizar os agricultores e o poder público para a importância da busca de soluções para o combate a essas pragas.
De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), uma das propostas que serão debatidas será instituir um vazio sanitário para evitar o avanço das duas pragas.
Mapa libera agrotóxicos para combater lagarta que ataca algodão e soja
“Precisamos de liberação por parte do governo da produção de alguns produtos como fertilizantes e alguns pesticidas que atualmente são importados da Argentina”, afirmou o vice-presidente da Coopa-DF, Leandro Maldaner.
Pesquisadores encontram duas espécies de mosca branca nativas das Américas
A mosca branca, uma das pragas mais temidas nas lavouras de tomate, feijão, melão e batata, tem causado graves prejuízos em alguns estados brasileiros. A helicoverpa armigera, novidade nas lavouras brasileiras para produtores, consultores e pesquisadores, passou a ser um problema sério, principalmente em lavouras de algodão, feijão e soja da Bahia e dos estados do Planalto Central.
O Fórum deve reunir mais de 600 pessoas, entre produtores rurais, autoridades e pesquisadores para participar de palestras e debates em torno das duas pragas. O debate faz parte da AgroBrasília 2013.