Os pescadores profissionais estão recebendo incentivo para a qualificação e ampliação da piscicultura no estado de Mato Grosso e o desenvolvimento sustentável da aqüicultura. O apoio foi tomado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Banco do Brasil e Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).
Seca provoca redução na produção de leite e seus derivados têm preço alterados
Linhas ferroviárias serão construídas e beneficiará a exportação de grãos
Através de palestras realizadas nas associações da Federação das Colônias de Pescadores de Mato Grosso, os pescadores profissionais e produtores de pescados pôde tirar dúvidas e ficar sabendo sobre linhas de créditos e investimentos que servem para financiar projetos produtivos individuais ou coletivos de pescado.
De acordo com a assessoria, as palestras foram realizada na semana passada, nas regiões de Cáceres, Barra do Bugres, Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá, com o objetivo de orientar a população ribeirinha sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra destinado aos micros, pequenos, médios e grandes produtores de pescado.
O estudo elucidou temas sobre a maior oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumentos dos prazos de carência e de pagamentos. As orientações serviram também para ao agricultor familiar que deseja-se iniciar a criação de peixes em sua propriedade particulares.