Um grande evento reuniu neste sábado (20), em Campo Grande, alguns dos principais criadores de cavalos árabes de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Cavalo Árabe do Estado (ACCA/MS) e homenageou importantes parceiros e criadores da raça, entre eles, o presidente do Grupo Zahran, Ueze Elias Zahran.
Segundo o presidente da Acca/MS, Laucídio Coelho Neto, a entidade conta atualmente com 90 criadores. "A associação mantém uma longa tradição de participação nas exposições e leilões. Realizamos há 26 anos o Top MS - leilão de cavalo mais antigo do Estado - além de provas, julgamentos, e campeonatos que vem sendo incorporados aprimorando a raça", destacou.
Além de ser o terceiro maior produtor nacional Mato Grosso do Sul possui uma criação de alta qualidade, acumulando prêmios e grandes reprodutores, de renomados empreendedores que fazem parte deste imponente negócio.
Além de Zahran, também foram homenageados: Jairo Queiroz Jorge; o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (Abcca), José Alves Filho; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos e o presidente da ACCA/MS, Laucídio Coelho Neto.
Durante o evento houve o desfile de exemplares de haras do Estado. Ao todo, cinco cavalos foram apresentados em pista, além de um exemplar no telão. Os proprietários comercializam 5 coberturas e um óvulo para fertilização. O certame rendeu R$ 35 mil que foram doados para o Hospital do Câncer.
Os cavalos apresentados foram: Ballut, do criador Ueze Elias Zahran (Haras El Zahran), Ez Wajd Halston, do criador Adriano Chiarapa (Estância Mitapora); Silfd Aprendicee, do criador Laucídio Coelho Neto (Haras Engenho); Najah Afrodite, do criador Walter Ribeiro (Haras Sucesso); Ambar Al Jade, do criador Moacir Almeida (Haras Al Jade) e Here After, do criador Mauro Dodero (Haras Dobi Arabian).