Quem for conferir as novidades da Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, não deve se decepcionar. Afinal, são várias opções de atividades, dentre seminários, palestras, cursos, oficinas e demonstrações práticas. No total, a programação conta com mais de 300 eventos, para contemplar os variados públicos da feira.
Serão 17 espaços, entre auditórios e salas, onde acontecerão a programação teórica da Agrotins, além dos espaços externos destinados às demonstrações, exposições, vitrines tecnológicas, torneios e comercialização de máquinas e animais.
O engenheiro agrônomo da Seagro, João Gomes, que auxilia na programação da feira, explica que as atividades estão sendo preparadas para atender as necessidades do pequeno, médio e grande produtor, além dos visitantes em geral. “Tudo pensado para agradar o público, demonstrar as potencialidades do Estado, discutir formas de manejo e incentivar o desenvolvimento da pecuária, tema da feira deste ano”, diz.
O curso de piscicultura com o tema “Aspectos gerais da piscicultura para as espécies nativas”, que será ministrado por palestrantes da Embrapa Pesca e Aquicultura e da empresa Escamaforte (SP), abre a programação teórica do primeiro dia de Agrotins. O curso acontecerá no Auditório Tambaqui, no Pavilhão da Aquicultura e Pesca.
Enquanto isso, fora dos auditórios a movimentação continuará com a II Feira Estadual de Apicultura; Exposição de Orquídeas, flores e plantas ornamentas; Feirão de Touros; Mostra de Cães; e visitas tecnológicas à produção integrada de frutas e às vitrines tecnológicas de grãos. A programação completa da Agrotins 2013 pode ser conferida no site www.agrotins.to.gov.br.
Realização
A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas - Ruraltins, Adapec e Itertins -, em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.