Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Ministério da Agricultura quer benefícios do Denacoop para cooperativas do sul da Bahia

O coordenador de cooperativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) engenheiro-agrônomo Kleber Santos, fez na última segunda-feira palestra para dirigentes e técnicos de 31 cooperativas do Sul da Bahia no Encontro Técnico de Cooperativismo, que teve o objetivo de aproximar o Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop – ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa), das cooperativas da região e apontar caminhos para que estas entidades voltadas à organização dos produtores rurais.

O evento foi promovido pelo Centro de Extensão da Ceplac e realizado no auditório da Ceplac em Ilhéus, registrando-se a presença de 140 técnicos e diretores de cooperativas, além de dirigentes do Mapa, da Ceplac e da Companhia de Desenvolvimento e Ação (CAR), instituição do Governo do Estado da Bahia.

Cinco cooperativas representativas da atividade cooperativista na região – Coopag, Coofasulba, Cooafba, Coofava e Coopatan – fizeram apresentações de suas estruturas, áreas de atuação, produtos e serviços, resultados e demandas, seguidas da palestra do coordenador de cooperativismo do Mapa, Kleber Santos, sobre estrutura, funcionamento e programas do Denacoop, além das ações do ministério durante o Ano Internacional das Cooperativas.

Kleber informou que o Mapa ampliou em 2012 a disponibilidade de recursos e limites de financiamento para o setor para R$ 5 bilhões. O encontro prosseguiu com visitas ao Centro de Pesquisas de Cacau para ver a industrialização da Coofasulba, que se encontra incubada mediante convênio com a Ceplac, para a produção de achocolatado comercializado para merenda escolar e visita à fábrica de chocolate da agricultura familiar, situada no Município de Ibicaraí, gestada pela Cooafba.

O diretor da Ceplac, Jay Wallace, presente ao evento, afirmou que o Centro de Extensão da Ceplac vai disponibilizar seus serviços para atuar na extensão dos programas do Denacoop/Mapa no campo, a fim de dar o máximo apoio a esta ação organizativa que tem apresentado resultados extraordinários em benefício dos produtores rurais.
Os dirigentes de cooperativas registraram o crescimento de suas entidades com ampliação do quadro de associados. Ana Paula, Presidente da Coopag, no município de Gandu, observou que a maior procura pelas cooperativas é em função da credibilidade e da confiança dos produtores num mecanismo de organização que vem sendo cada vez melhor administrado, prestando serviços efetivos.

As principais demandas citadas pelos dirigentes de cooperativas estão ligadas ao financiamento de capital de giro, assistência técnica, cursos de capacitação em gestão de cooperativas e de produção para elevar produtividade e renda dos associados. O coordenador do Denacoop expôs os programas da entidade para serem conhecidos e acessados pelas cooperativas, com destaques para o ProfiCoop, que objetiva profissionalizar a gestão das cooperativas, o CooperGênero, que visa estimular a inclusão da mulher e da família na construção da igualdade de gênero nas cooperativas, o InterAgro, programa destinado a desenvolver ações de apoio à organização das cadeias produtivas para ampliar a participação das cooperativas nos mercados e nos processos de agroindustrialização e o ProcoopJovem, com estímulo e promoção do cooperativismo junto à juventude rural.

O encontro foi concluído com uma reunião no Centro de Extensão da Ceplac-Cenex, quando os técnicos da seção de treinamento e associativismo discutiram o Plano de Ação da Ceplac/Cenex para o desenvolvimento do associativismo e cooperativismo na área de ação da Ceplac/Bahia e se estabeleceu os próximos passos para a integração deste Plano com os programas do Denacoop.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet