Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Brasil consome menos da metade da capacidade de produção de biodiesel

O consumo de biodiesel no Brasil deve encerrar 2012 em menos da metade da capacidade de produção do país, segundo Rodrigo Rodrigues, subchefe adjunto da Secretaria da Casa Civil.

Dados apresentados por ele nesta segunda-feira durante evento em São Paulo mostram que a capacidade instalada atual permite a oferta anual de 6,6 bilhões de litros de biodiesel. No entanto, a demanda neste ano deve ficar em 2,6 bilhões de litros.

Segundo Rodrigues, o estímulo ao consumo é um dos focos do novo marco regulatório para o setor que está sendo analisado pela Casa Civil, dentro do Plano Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), criado em 2004. O descompasso entre o preço do diesel de petróleo e o do biodiesel explica o descasamento entre capacidade de produção e consumo, diz.

"No último leilão realizado pelo governo, o diesel foi vendido a R$ 1,45 o litro saindo da refinaria. O biodiesel foi vendido por R$ 2,70", afirmou durante a Conferência Internacional Biodiesel BR 2012, realizada nesta segunda-feira, em São Paulo.

Outra preocupação é a excessiva concentração da produção no Centro-Oeste e Sul do país. Enquanto a primeira região foi responsável por 42,3% da oferta de biodiesel brasileiro entre janeiro e julho, o Sul produziu 36,8%. O Sudeste, que concentra os principais mercados consumidores, teve 9,3% de participação no total.

"Nos últimos anos, a situação se manteve no geral na distribuição regional da produção. A única mudança foi o aumento da participação do Sul em detrimento do Sudeste", disse.s, de 6,6 bilhões de litros ao ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet