Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

desenvolvimento e competitividade

Publicada portaria ministerial que cria Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão

Foto: Divulgação

Hélcio Botelho

Hélcio Botelho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), entidade que será responsável pela difusão e fomento de conceitos e técnicas de agricultura de precisão (AP). A agricultura de precisão é a técnica que promove o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira.

A Portaria nº 852 que cria a CBAP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição da última sexta-feira (21.9). Conforme a portaria, cabe à CBAP desenvolver programas de treinamento de mão de obra em AP, levantar demandas de pesquisa e encaminhá-las aos órgãos competentes, bem como gerar e adaptar conhecimentos e tecnologias com custo e benefícios equilibrados.

“Trata-se de uma grande demanda do setor de agricultura de precisão que congrega, produtores, cooperativas, associações, industria e instituições de pesquisa”, afirma o diretor do departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Botelho participou nesta semana, em Ribeirão Preto (SP) da abertura do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão ConBAP 2012, onde anunciou a criação da Comissão.

“A Comissão é muito importante porque será possível discutir as demandas do setor, mais que isso ela servirá como instrumento de formulação de políticas publicas e ainda definir ações prioritárias para o setor. A iniciativa do Ministério mostra a valorização da pesquisa e promove a o fomento da agricultura do país”, destaca Botelho.

A Comissão também buscará mecanismos para incluir disciplinas na área de agricultura de precisão em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação; elaborar material de divulgação da AP; buscar a inserção da técnica nas políticas brasileiras; e criar um banco de dados público das atividades relacionadas à prática.

A agricultura de precisão utiliza equipamentos e máquinas que fazem análise de solo e distribuem os insumos em taxas variadas. Sensores de rendimento mostram as áreas com melhor rendimento do solo e orientam para a melhor maneira de plantar. Aparelhos de GPS mapeiam e ajudam a monitorar a propriedade para adubação e uso de agroquímicos em quantidade certa para cada local. Isso evita o desperdício de fertilizantes, otimiza a colheita e proporciona sustentabilidade e competitividade ao pequeno, médio e grande agronegócio brasileiro.

A comissão será composta por membros de 13 instituições: ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI); Associação Brasileira de Engenheiro Agrícola (Abeag); Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea); Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer); Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Fórum de Pró-Reitores de Pós Graduação (Foprop); Universidade de Santa Maria e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet