Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

CRV Lagoa e Embrapa Cerrados firmam acordo de cooperação técnica da raça Nelore Mocho na Goiás Genética

A CRV Lagoa e a Embrapa Cerrados acabam de firmar importante parceria de cooperação técnica para produção e comercialização de sêmen e embriões Nelore Mocho pertencentes ao Programa de Seleção Genética da Embrapa BRGN – Brasil Genética Nelore.

Pelo acordo, a CRV Lagoa realiza a coleta e a manipulação dos oócitos nas dependências da Embrapa Cerrados para a aplicação da técnica da Fecundação In Vitro (FIV) na produção dos embriões (a fresco ou congelados), processo realizado segundo as rigorosas exigências do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em contrapartida, a Embrapa Cerrados disponibilizará reprodutores avaliados geneticamente de mérito genético superior. A nova parceira deve se comprometer a fazer coleta, manipulação, envasamento e congelamento das doses de sêmen em suas dependências.

"Esta é mais uma iniciativa da CRV Lagoa com o objetivo de oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes. A Embrapa Cerrados tem uma longa história de trabalhos realizados em prol da raça Nelore e esse fortalecimento da parceria é muito bem vindo para nossa empresa e para os pecuaristas que utilizam genética de qualidade", ressalta Vladimir Walk, presidente da CRV Lagoa.

Para o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Rodrigues Peres, "essa interação de competências entre a CRV Lagoa e a Embrapa, além de trazer a sensação do dever cumprido no trabalho de seleção produzindo animais Nelore Mocho provados e eficientes, enriquece a prestação de serviço em benefício da qualidade da pecuária nacional".

Segundo Ricardo Abreu, gerente Corte/Zebu da CRV Lagoa, a parceria da central com a Embrapa Cerrados objetiva produzir indivíduos superiores para características de reprodução, crescimento e carcaça pelo uso de biotécnicas reprodutivas, tais como a Inseminação Artificial (IA), Transferência de Embriões (TE) e Fecundação In Vitro (FIV).

“Além do progresso genético indiscutível, o que já resulta em benefícios produtivos para o rebanho Nelore BRGN, a Embrapa Cerrados também assegura a difusão desse material genético obtido graças à comercialização de sêmen e embriões, de elevada qualidade genética, oriundos do rebanho Nelore Mocho marca BRGN. A CRV Lagoa fica responsável em comercializar esta genética no mercado nacional e com exclusividade”, ressalta Antonino Bosco, gerente comercial da CRV Lagoa, que assinou o acordo pela empresa.

Parceria de sete anos - O investimento continuado da CRV Lagoa no progresso e na variabilidade genética do rebanho bovino de corte, a partir da melhor oferta de reprodutores nelore e nelore mocho com característica de criação adaptadas ao Cerrado brasileiro, fez surgir, em 2005, o primeiro acordo de cooperação técnica entre a central, sediada em Sertãozinho (SP), e a unidade de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiânia (GO).

Em pouco mais de sete anos a parceria multiplicou o número de touros jovens provados provenientes das PGP – provas de ganho de peso da Embrapa usados em teste de progênie. Estas provas serviram de base para a ampliação da parceria que, a partir de agora conta com a produção e oferta de embriões das melhores doadoras avaliadas do rebanho Embrapa, que serão comercializados com a marca BRGN, por meio do programa CRV Lagoa Embryo.

O know how do CRV Lagoa Embryo consolida-se desde 2010, com as parcerias junto ao IZ (Instituto de Zootecnia de Sertãozinho - SP) e do PAINT (Programa de Melhoramento Genético Animal da CRV Lagoa).

O mais recente passo dessa parceria de sucesso foi dado na Goiás Genética, com a assinatura deste novo acordo de cooperação tecnológica, que coloca ainda mais esforços na busca pelo aprimoramento do núcleo de seleção de animais da raça Nelore Mocho com a marca BRGN, aumentando assim o seu progresso genético mediante a obtenção de avaliações genéticas positivas.


Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, organização belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países. Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Para mais informações: www.crvlagoa.com.br;
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet