Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

SEMEIO

Semana começa com chuvas e tratores devem acelerar plantio de soja em Mato Grosso

Boas chuvas foram registradas nesta segunda-feira à noite, por exemplo, em Sinop, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã.

Foto: Olhar Direto - arquivo

Agricultores devem aproveitar boas chuvas para lançarem sementes ao solo

Agricultores devem aproveitar boas chuvas para lançarem sementes ao solo

A semana começou com boas precipitações pluviais na região Norte de Mato Grosso e, com a terra já preparada, a expectativa é que os tratores avancem com as plantadeiras inserindo as sementes de soja no solo. Boas chuvas foram registradas nesta segunda-feira à noite, por exemplo, em Sinop, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã.

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o semeio começou na última semana depois das primeiras chuvas. “O início do plantio desta safra antecipou em dez dias o ocorrido nas safras anteriores, 2010/11 e 2011/12, nas quais as atividades tiveram início em 30 de setembro”, informa o Imea.

Os agricultores dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Ipiranga do Norte, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Campo Verde foram os que primeiro começaram os trabalhos nesta safra, cobrindo 1% das áreas de seus municípios na primeira semana de plantio.

O Imea ressalta que, como nesta safra já foram comercializados 61,2% da produção que está sendo semeada, o produtor pode focar somente em uma tarefa, que no caso é o início dos trabalhos para a safra 2012/13.

“Com estimativas de chuvas pontuais para todo o Estado se consolidando no próximo mês, a evolução da área plantada deverá deixar de ser uma progressão aritmética para se tornar uma progressão geométrica, aumentando as atividades exponencialmente durante o mês de outubro”, pontua o instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet