O Brasil exportou 40.118 toneladas de carne suína em janeiro, um crescimento de 5,08% em relação a janeiro de 2012, segundo compilação estatística da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS. Em receita, o aumento foi de 7,42% na comparação com igual período do ano passado: as exportações em janeiro resultaram em US$ 104,64 milhões.
O preço médio também mostrou recuperação: aumento de 2,22% em janeiro de 2013 sobre janeiro de 2012. O valor atingido foi de US$ 2.068 a tonelada.
Os destaques positivos em janeiro foram Rússia, Uruguai e Ucrânia
1) a expansão das vendas para a Rússia: 11.940 toneladas, um crescimento de 454% ante janeiro de 2012 (2.154 t). O faturamento cresceu 459%, passando de US$ 6,26 milhões para US$ 34,96 milhões.
2) o aumento dos embarques para o Uruguai: de 47% em volume e 46% em receita. O Brasil vendeu 1.451 t para os uruguaios em janeiro deste ano, em relação a 987 t em janeiro do ano passado. E faturou US$ 4,26 milhões, na comparação com US$ 2,91 milhões em igual período do ano passado.
3) as compras maiores feitas pela Ucrânia: aumento de 29% nos embarques. De 5.138 t em janeiro de 2012 para 6.620 t em janeiro de 2013. Em receita, houve um crescimento de 24%: de US$ 14,46 milhões para US$ 17,93 milhões.
Queda nas vendas para Argentina, Singapura e Hong Kong
1) Argentina: houve uma retração de 64% nas vendas brasileiras de carne suína para os argentinos. O volume, em janeiro, ficou em 1.562 t, em relação a 4.297 t em janeiro de 2012. Em valor, a queda foi de 63%: passou de US$ 14 milhões em janeiro de 2012 para US$ 5,21 milhões em janeiro de 2013.
2) Singapura: a redução nos embarques, em janeiro de 2013, foi 11%. O Brasil vendeu 2.027 t em janeiro deste ano ante 2.280 t em igual período de 2012. Em faturamento, a queda foi de 14%: US$ 5,59 milhões (janeiro/2013) em relação a US$ 6,96 milhões (janeiro/2012).
3) Hong Kong: queda de 39% nas exportações. O Brasil exportou 8.469 t de carne suína em janeiro deste ano, em relação a 13.904 t em janeiro de 2012. A queda na receita também foi de 39%: de US$ 33,80 milhões em janeiro de 2012 para US$ 20,60 milhões em janeiro de 2013.
Principais clientes da carne suína brasileira
Em janeiro, os principais mercados para a carne suína brasileira foram:
1) Rússia (participação de 29,76%)
2) Hong Kong (21,11%)
3) Ucrânia (16,50%)
4) Angola (7,73%)
5) Singapura (5,05%)
6) Argentina (3,89%)
7) Uruguai (3,62%)