Milhares de pessoas participaram da 36ª Romaria da Terra, realizada na terça-feira (12/02), no Parque Municipal de Rodeios, na comunidade Jesus Bom Pastor, em Bento Gonçalves, e conferiram a Mostra e Distribuição de Sementes Crioulas feita pela Emater/RS-Ascar. Esta edição foi um momento para debater as experiências concretas em Agroecologia, partilha, economia solidária e preservação do planeta como lugar de convívio e de promoção da vida.
O governador do Estado, Tarso Genro, participou da Romaria e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo, que vai desde o Vale Seca, qualificação dos assentamentos e políticas específicas de financiamento através do Plano Safra. Ele também visitou a Mostra promovida pela Emater/RS-Ascar, que distribuiu em torno de 2,5 mil envelopes com sementes crioulas, que poderão ser multiplicadas pelos agricultores nas suas propriedades. Muitos envelopes tinham a identificação e contato do agricultor que cultivou e doou a semente, o que possibilita a compra ou troca de sementes após a Romaria.
Para o agrônomo João Villa, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, a Instituição atingiu seu objetivo na Romaria, de contribuir para a preservação da biodiversidade e o resgate das sementes crioulas. “A procura foi muito grande, o que demostra o interesse dos agricultores familiares na manutenção das sementes crioulas para consumo próprio, ou mesmo com fins comerciais, no caso dos produtores orgânicos”, destaca. Conforme o agrônomo, alguns agricultores levaram sementes para troca. As variedades mais procuradas foram as de abóbora, moranga, milho e feijão.