Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Mapa promove encontro para discutir Projeto de Regionalização

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu nesta segunda-feira, 24 de setembro na sede em Brasília, um encontro para discutir as ações relacionadas ao Projeto de Regionalização. O evento, que ocorre na sala de reuniões da CNPA e continua na terça-feira (25), reúne secretários, diretores e coordenadores de várias áreas do Mapa, além dos superintendentes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e representantes de entidades, a exemplo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O encontro busca aprimorar o conhecimento de todos os envolvidos nas atividades da Regionalização, promover um debate e o intercâmbio de informações acerca do tema. A abertura, na tarde desta segunda-feira, foi feita pelo secretário José Carlos Vaz, da Secretaria Executiva do Mapa. Em sua palestra, ele fez considerações gerais do Projeto de Regionalização, abordando a política agrícola (fomento) e defesa (qualidade, pesquisa e capacitação dos produtores), e ressaltou as ações estratégicas do Ministério da Agricultura quanto a sua missão institucional. “É preciso resgatar a visão estratégica, tanto no nível tático quanto operacional, para aprimorarmos a gestão de projetos e pessoas, valorizando os servidores e implantando medidas que possam incrementar e promover o agronegócio brasileiro”, enfatizou ele.

Na programação, serão apresentados e discutidos os eixos do Projeto de Regionalização: Gestão (centralização, grupamentos e distribuição das estruturas); Política Agrícola (crédito, armazenagem, irrigação, preços mínimos e estoques); e Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Estes últimos eixos foram explicitados pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques. O encontro ainda servirá de palco para discussões envolvendo temas relacionados ao Programa de Identificação Geográfica e reservará espaço para que os superintendentes federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná apresentem as ações de implementação administrativa e de apoio político-institucional ao projeto.

Projeto-piloto

O lançamento oficial do Projeto de Regionalização, que será implantado em todo o País, foi feito pelo ministro Mendes Ribeiro Filho durante a 35ª Expointer (encerrada no início deste mês, em Esteio, no Rio Grande do Sul). As ações da Regionalização que, entre os objetivos está a aproximação do Governo Federal ao médio produtor rural, contemplam, inicialmente, as regiões Nordeste e Sul – onde um projeto-piloto está em andamento –, que foram as que mais sofreram com os efeitos climáticos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet