Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Geral

Tocantins terá Centro de Excelência Internacional de Irrigação e Agricultura de Baixo Carbono

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, assinou, no sábado, (2), em Palmas, no Tocantins, um protocolo de intenções para a instalação do Centro Internacional de Referência em Tecnologia de Irrigação e Agricultura de Baixo Carbono (CIRCA),. O ato foi às 10h, no Palácio Araguaia, com o governador do Estado, Siqueira Campos, e representante da empresa estatal espanhola Tragsa (Empresa de Transformações Agrícolas), especializada em projetos irrigação. O CIRCA será um centro de excelência para identificação, desenvolvimento e normatização de sistemas de irrigação e fomento à agricultura de baixo carbono, voltado ao desenvolvimento sustentável e à obtenção de benefícios sociais, econômicos e ambientais.


O combate à fome e à pobreza serão alguns dos desafios do setor agropecuário, nas próximas décadas, diante do crescimento da população mundial e dos possíveis impactos das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) indicam que será preciso aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050, para atender à elevação da população mundial em mais de 2,3 bilhões de habitantes.

“Este quadro mostra a necessidade de aumentar a produtividade agrícola pela melhora da eficiência no uso de recursos e insumos, pelos avanços no melhoramento genético e pela prática de uma agropecuária mais tecnificada e sustentável”, afirma a senadora Kátia Abreu. O Brasil ocupa a 16º posição em nível mundial de utilização de irrigação, com pouco mais de 1% da área total irrigada no mundo. A área estimada de solos aptos ao desenvolvimento sustentável da irrigação, no Brasil, é de aproximadamente 30 milhões de hectares. Deste total, 4,4 milhões de hectares estão localizados no Tocantins, onde funcionará o novo Centro Internacional de Referência em Tecnologia de Irrigação e Agricultura de Baixo Carbono (CIRCA).

O CIRCA terá a responsabilidade de instruir o produtor rural quanto às mudanças climáticas e a prática da irrigação, orientando a aplicação de melhores tecnologias para a mitigação dos impactos e a adoção das mais avançadas técnicas de irrigação. Deverá converter-se em instrumento técnico de implantação dos programas relacionados à Política de Governança Climática da Agropecuária (PGCA), implementada pelo Sistema CNA, além de desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento da agricultura irrigada no Estado, transformando-se em referência nacional e internacional na atividade.

Conforme o protocolo de intenções assinado neste sábado, a atuação do CIRCA será pautada nos seguintes pilares: treinamento e capacitação, por meio de cursos e treinamentos ministrados periodicamente, em matérias de irrigação e técnicas agrícolas e pecuárias de baixo carbono; pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico; e assistência técnica ao agricultor e empresário. Serão oferecidos serviços de assessoramento e coordenação de atividades, em apoio à agricultura familiar ou ao empresário agrícola, quanto ao uso de irrigação e de práticas agrícolas de baixo carbono, nas seguintes linhas de trabalho: manejo de cultivos, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, tratamento de dejetos de animais, sistemas de plantio direto e todas as medidas próprias de projetos de créditos de carbono; além de fomento à indústria de transformação de alimentos; prospecção de mercados nacionais e internacionais e publicação de informes que facilitem a tomada de decisões pelos agricultores quanto a seus cultivos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet