O Brasil vive um verdadeiro caos em sua infraestrutura de transportes, com problemas de logística para o escoamento da produção e falta de integração entre os modais.
Exportações mato-grossenses somam R$ 9.3 bilhões em 2012
O desabafo é do presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) Carlos Fávaro, que pediu pressa ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para obras em rodovias federais em Mato Grosso.
"Muitas rodovias estão em situação precária, há lentidão nas obras, projetos de hidrovias não saem do papel e ferrovias insificientes. Tudo isto dificulta a competitividade dos nossos produtos", desabafou.
O empresário cita a situação dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), onde se formam filas de 200 navios em cada terminal para abastecer os porões com produtos agropecuários brasileiros.
Na última semana, a situação se agravou no porto de Santos, onde um dos guindastes ficou danificado e atrasou os trabalhos no terminal.
"Os portos brasileiros do sul e do sudeste não comportam o grande movimento de cargas. Precisamos de opções para os portos no norte do país, mas dependemos das hidrovias", ponderou.