Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

estiagem

Semiconfinamento tem sido alternativa mais viável diante de falta de pastagens

20 Set 2012 - 11:10

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Semiconfinamento tem sido alternativa mais viável diante de falta de pastagens
Quem cria boi no pasto em Mato Grosso tem enfrentado problemas com a alimentação do rebanho por conta da estiagem. Em algumas regiões não chove há mais de 100 dias. Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, diz que o semiconfinamento tem sido a melhor alternativa para o pecuarista.

Segundo Vacari, além do semiconfinamento, o criador tem outras duas opções, que são o confinamento e a integração lavoura-pecuária. Porém, a primeira seria a que mais se encaixa ao cenário produtivo de Mato Grosso e, principalmente, ao pequeno e médio produtor.

O confinamento é o mais oneroso de todos, ainda mais agora, quando o farelo de soja registra um aumento de mais de 120% e o milho, pelo menos 30%. “Soja e milho são a base, os principais itens de qualquer suplementação da alimentação bovina”, ressalta Vacari.

A integração lavoura-pecuária é bastante interessante, mas, de acordo com o superintendente, demanda mais recursos que o semiconfinamento, além de outros itens, inclusive aptidão da área. “Não é em toda área que se pode fazer essa integração”, alerta.

Já o semiconfinamento não exige investimentos tão grandes. “O produtor pode tranquilamente fazer uma estrutura bastante simples, mantendo os animais nos piquetes que já existem, no pasto, e fornecendo alimentação suplementar”, explica Vacari.

Pastagens

O problema com as pastagens não é só por conta da falta de chuvas no Estado. Todos os anos são esperados muitos dias de estiagem. A situação foi agravada pelas condições que os pastos vêm apresentando há algum tempo.

De acordo com o superintendente da Acrimat, a seca prolongada de 2010 fez com que as pastagens mato-grossenses terminassem o ano em péssimas condições. Já em 2011, houve um ataque de pragas.

“Por conta de tudo que já aconteceu em 2010 e 2011, nós já entramos em 2012 com uma condição de pastagem longe da ideal. Com tudo isso os pastos perdem completamente a capacidade de suporte dos animais”, afirmou Vacari.

O superintendente também ressaltou um “contrapeso” na situação, que foi um período prolongado de chuvas neste ano, o que evitou uma situação que poderia ser bem mais problemática agora na seca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet