O Estado de Mato Grosso exportou 1.34 milhão de tonelada de milho durante o mês de agosto, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
O volume é volume 54% maior que o exportado em julho e 30% maior que no mesmo período de 2011, informa o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).
Em agosto, o maior comprador do cereal produzido em solo mato-grossense foi a Coreia do Sul, com 308.9 mil toneladas, seguido da Arábia Saudita, que comprou 128.3 mil/t e, Taiwan, para onde foram enviadas 123.1 mil toneladas de milho.
O valor médio da tonelada exportada também exibe destaque, pois foram recebidos US$ 266,30/t, ou seja, US$ 16,00/saca, o maior do ano. No entanto o valor é 10% menor que o de agosto de 2011.
“Para os próximos meses o USDA prevê redução da demanda mundial de milho, porém os Estados Unidos deverão exportar menos devido à safra deficitária. Com isso, uma parte do que o país norte-americano exportaria passará a outro fornecedor do cereal, caso do Brasil, que está com uma 2ª safra recém-colhida”, pontua o Imea.