Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Investimento em sustentabilidade é maior diferencial da MIB no mercado promocional

A MIB Group S.A. está cada vez mais engajada nas suas ações e projetos de sustentabilidade, no intuito de inserir esse conceito na realidade da empresa e no dia a dia dos colaboradores. O objetivo da MIB é ser reconhecida como a empresa líder em sustentabilidade no mercado promocional, servindo de exemplo e contando com que outras empresas do setor também levem o tema para sua estratégia de negócios. Uma real mudança só acontecerá com um trabalho em conjunto das empresas.


“A MIB tem a sustentabilidade firmada na sua estratégia de negócio, e seu principal produto já nasceu e foi desenvolvido para ter menor pegada ambiental. Para nós, sustentabilidade não é um diferencial e, sim, um padrão que já deveria existir em todo o mercado publicitário”, ressalta Olavo Falleiros, presidente da empresa.

A conquista da certificação FSC (Forest Stewardship Council), em 2009, marcou o início de uma estratégia cada vez mais presente na empresa, que é a preocupação com o meio ambiente, pois o FSC atesta o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável aos seus produtos. Como a matéria-prima da MIB é o papel, a conquista deste selo verde, o mais reconhecido de todo o mundo, afirma sua preocupação e seu engajamento na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Para atingir suas metas, sobretudo internamente, a empresa acredita que a lição deva começar dentro de casa. Assim, em março de 2011, foi criado o Comitê de Sustentabilidade, um grupo com pessoas de vários departamentos da MIB que trabalha em conjunto para buscar melhorias dentro da empresa, tendo os indicadores do Instituto Ethos como premissa para seus trabalhos. Para cada macroindicador, foi criado um projeto de melhoria para que a companhia se torne um referencial no mercado quando o assunto for sustentabilidade. Os projetos estão diretamente ligados aos funcionários, à comunidade, aos clientes e fornecedores, enfim, a todos os que mantêm algum tipo de relacionamento com a MIB.

Floresta LAMà

Criado em 2011 em parceria com a SOS Mata Atlântica, maior ONG ambientalista do Brasil, o Floresta LAMà (www.florestalama.com.br) é o projeto da MIB que alicerça as ações de sustentabilidade da empresa. Entre os projetos da entidade, a MIB escolheu o Floresta do Futuro, lançado em 2004, por se adequar ao objetivo da empresa, já que ele possibilita a aquisição e o plantio voluntário de mudas destinadas ao reflorestamento com o intuito de zerar o consumo de matéria-prima de uma forma mais versátil e flexível, além de ajudar a neutralizar voluntariamente as emissões de CO2 decorrentes das atividades diárias da empresa, contribuindo, assim, para recompor o bioma degradado e diminuindo o impacto ambiental.

Até 2013, a MIB, por meio do projeto Floresta LAMà, fará o plantio voluntário de 30 mil árvores em uma fazenda em Itu, interior de São Paulo. Em julho deste ano, com menos de um ano de projeto, a empresa já havia superado a marca de 10 mil mudas de árvores nativas plantadas para recuperar a região. O projeto tem como meta compensar toda a matéria-prima utilizada na fabricação de seus produtos e seus processos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet