Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

alívio e tensão

"Tenho sentimento de dever cumprido", destaca Homero sobre o Código Florestal

A aprovação da Medida Provisória (MP 571/2012) que atualiza o Código Florestal, na noite desta terça-feira (18.9) fez com que o presidente da Frente Parlamentar da Agropeciária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), sentisse a sensação de dever cumprido. Afinal, o deputado esteve há mais de três anos envolvido no processo de discussão da matéria.

Aliviado depois de semanas de tensão e incertezas, o deputado ressalta que o compromisso da Câmara Federal era o de encaminhar a votação independentemente da possibilidade de veto por parte da presidente da república.

Câmara aprova versão da MP do Código Florestal que poderá ser vetado por Dilma
MP do Código Florestal está no centro das discussões do Congresso esta semana

"Fizemos o nosso dever de casa, que é aprovarmos a medida provisória antes que ela perdesse a validade", destaca.

Tanto é dever cumprido que o deputado federal retorna ainda hoje para Mato Grosso para retomar a corrida eleitoral municipal. Isto porque as sessões desta semana na Câmara eram as últimas antes da eleição. Ou seja, se o Código Florestal não fosse votado agora, dificilmente seria depois, pois a MP perde a validade no dia 8 de outubro.

Embora haja a eminente ameaça de um veto da presidente Dilma Rousseff a itens dos quais os governo não concorda, Homero destaca que o acordo feito entre líderes de diversos partidos (com exceção de DEM, PV e PSOL) mostrou o amadurecimento do Congreso Nacional perante questões de interesse do país.

"Não adianta trazer o governo federal para o centro das discussões (falar sobre ameaça de veto). Não houve tensionamento. (A aprovação) foi um gesto de respeito do Congresso Nacional. Não houve unanimidade mas buscamos um acordo. E não há nenhum demérito nisso. Foi um grande aprendizado", ponderou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet