Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Selo da Agricultura Familiar ajuda associação mineira a expandir mercado

Há dois anos, a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar (Apaf), do município mineiro de Cláudio, decidiu reorganizar o empreendimento e investir na divulgação dos produtos ofertados. Com a intenção de conquistar o mercado da cidade, a associação apostou na modernização do rótulo dos itens produzidos e aderiu ao Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“O produto é o mesmo que vendíamos antes. Ele já era bom, com qualidade, mas para a pessoa acreditar nele era outra história. Mudamos a embalagem para ficar mais fácil de identificar a origem na agricultura familiar. Ela traz o Selo bem destacada”, observa o presidente da Apaf, Raymundo Tadeu de Morais, 54 anos, ao realçar que o Sipaf deu mais credibilidade para os mercados e clientes. “Isso ajudou muito a gente. Saímos de um começo bem difícil para alavancarmos de uma vez, com crédito no mercado”, destaca.

Mais conhecido como Tadeu, o produtor explica que os produtos são vendidos para os supermercados da cidade. A associação fornece ainda para os programas de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA), desde 2011. “O mesmo produto que circula no mercado do município circula também no PAA e no Pnae”, acrescenta o produtor que assegura que a associação é o único empreendimento da agricultura familiar da cidade que tem permissão para usar o Selo.

APAF
Fundada em 2008, a Apaf reúne 27 famílias agricultoras. Juntas, elas são responsáveis por produzir e comercializar uma lista abundante de produtos, que incluem industrializados - queijos, mussarelas, fubá, farinhas, doces etc. -, hortifrutigranjeiros e alguns animais, como peixes e frangos. A maioria dos itens identificados com o Selo são os industrializados.

Selo favorece a comercialização
Tadeu conta que o conjunto de mudanças fez o volume de comercialização aumentar cerca de 40% ao ano. “Acabamos de fazer o balanço de 2012, comparado a 2011, aumentamos em 60% as vendas da associação”, conta.

“O selo oferece valor e reconhecimento aos produtos da agricultura familiar expostos nas prateleiras. Muitas vezes, as pessoas compram os produtos e não sabem que eles são da agricultura familiar, não sabem que tem o esforço de uma família, do trabalho dos produtores, por trás daquele produto. O selo leva ao consumidor essa informação, o que pode resultar na preferência. Acreditamos que o selo pode ser um diferencial na hora da compra”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos.


Sipaf
Instituído pelo MDA em 2009, o Selo visa identificar os produtos de origem majoritária da agricultura familiar e ampliar a visibilidade de empresas e empreendimentos que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores familiares.

O Sipaf é válido por cinco anos, período que pode ser renovado. A concessão é feita pelo ministério e por instituições públicas e privadas parceiras do MDA. Os interessados em obter a certificação devem estar com a documentação em dia: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), em caso de empreendimento, e Cadastro de Pessoa Física (CPF), em casos de pessoas físicas. Os que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) devem estar dentro do prazo de validade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet