Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

PLUMA

Termina colheita de algodão em Mato Grosso e 66% da pluma já foi vendida

A evolução nas vendas é 10% maior em relação ao mesmo período da safra passada, com alguns produtores tendo fechado negócio para até 75% da pluma

Foto: Reprodução

Termina colheita de algodão em Mato Grosso e 66% da pluma já foi vendida
A colheita do algodão em Mato Grosso está praticamente finalizada, com 99% de cobertura registrada até a última sexta-feira, informa o boletim semanal do algodão elaborado pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (17).

A evolução nas vendas é 10% maior em relação ao mesmo período da safra passada, com alguns produtores tendo fechado negócio para até 75% da pluma. A produção mato-grossense na atual safra foi superior a um milhão de toneladas de pluma.

Algodão deve voltar a atingir patamar de bons preços apenas na safra 2013/2014
MT lidera exportação de algodão com R$ 895 milhões

Já o caroço de algodão está com estoques bem menores. Em setembro, o Imea levantou que 86% da produção estadual já foi vendida, com algumas algodoeiras sem nenhum estoque. Os produtores também já começaram a fechar os negócios para a safra 2012/13 e 31% da pluma que será produzida já está comercializada.

“Com estimativa de redução de área, Mato Grosso deve produzir apenas 694 mil toneladas, queda expressiva de 36,3% em relação a 2011, mostrando a tendência de queda dos estoques no próximo ano, pelo menos no Brasil”, ressalta o Imea.

A redução de área vai acontecer porque parte dos cotonicultores vão trocar o algodão pela soja, já que o rendimento por hectare, nos atuais preços praticados pelo mercado, é mais rentável para a segunda cultura.

EXPORTAÇÃO

De janeiro a agosto de 2012, o Estado embarcou cerca de 235 mil toneladas de pluma, expressivo aumento de 292% em relação a igual período do ano passado. Apesar do aumento no volume de vendas, agosto de 2012 exportou um volume inferior ao mesmo período do ano passado, 47 mil toneladas, contra 55 mil toneladas.

O resultado, segundo o Imea, é ocasionado pelo atraso da colheita, postergando o embarque da pluma. Por isso, a receita gerada no último mês foi de US$ 98 milhões, 14% inferior a agosto de 2011. Porém, houve aumento de 273% de divisas geradas pela fibra de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Assim, a pluma aumentou sua participação nas divisas geradas pelo Estado, saltando de 2% em 2011 para 5% em 2012, ganhando mais peso na pauta de exportações de Mato Grosso”, lembra o Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet