Um acidente no berço de atracação 38 do corredor de exportação de grãos do porto de Santos danificou equipamentos utilizados para o carregamento de soja e milho. O incidente, ocorrido no sábado, está sendo investigado e limitará os embarques no local até que as estruturas atingidas sejam consertadas.
De acordo com a assessoria de imprensa do porto, o acidente foi causado por um navio que se desprendeu durante a operação de carregamento de soja e arrastou com ele um dos carregadores ("shiploaders"), cuja haste estava dentro do porão da embarcação, além de atingir um segundo equipamento com a mesma função.
Devido ao fato, um terceiro carregador no corredor de exportação realizará as atividades até que os equipamentos danificados sejam recuperados. A administração do porto não informou um prazo para o restabelecimento das operações dos carregadores, cuja capacidade alcança 1.500 toneladas por hora.
Atualmente, o Brasil já exportou quase toda a soja da colheita passada. Por outro lado, as empresas correm para embarcar volumes elevados de milho, já que a safra foi recorde e há forte demanda externa. No mês passado, as exportações do grão a partir do Brasil atingiram um recorde de 2,7 milhões de toneladas.