Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

crise

Área plantada de algodão deve diminuir até 20% na próxima safra, prevê cooperativa

17 Set 2012 - 19:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Área plantada de algodão deve diminuir até 20% na próxima safra, prevê cooperativa
A área plantada de algodão deverá diminuir entre 15% e 20% na safra 2012/2013 no município de Campo Verde, o maior produtor de algodão em pluma do Brasil. A estimativa é da Cooperfibra, cooperativa de cotonicultores da cidade, e refere-se aos produtores cooperados.

José Carlos Dolphini, presidente da Cooperfibra, analisa que, de maneira geral, o fim da próxima safra de algodão em todo o Estado deve contabilizar uma redução ainda maior, que pode até passar dos 30%.

Segundo Dolphini, os produtores que trabalham em sistema de cooperativa vão conseguir melhores negociações na compra de insumos e na venda da pluma, situação que se torna mais complicada para aqueles que negociam individualmente.

O alto preço da soja e do milho, aliado aos preços baixos pagos pelo algodão neste ano, estimulam o produtor a ocupar suas áreas com as lavouras dos grãos. Alguns desistiram de investir no cultivo da pluma, outros apenas vão reduzir a área de plantio.

Algodão deve voltar a atingir patamar de bons preços apenas na safra 2013/2014

Conab comprará parte da supersafra de milho para escoar produção em dezembro 

De onde vem o problema

Além da seca nos Estados Unidos que teve como consequência preços recordes da soja e do milho, o algodão, nas safras anteriores, teve produção em altas quantidades e, atualmente, os estoques da pluma estão bastante fartos, forçando os preços para baixo.

A produção de algodão em Mato Grosso deve ser encerrada na safra 2011/12 com uma receita bruta 6,4% menor em relação à safra anterior, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet