Como forma de homenagem, a história da produtora rural Anadir Regina Graça Paiva vai ser contada no livro 'Elas e o Agro', que será lançado nesta quinta-feira (27) no estado. Após se mudar para Sorriso (396 km de Cuiabá) com a família, Dudy Paiva ajudou a preservar cerca de 450 hectares. Ela morreu aos 66 anos no dia 21 de junho do ano passado.
Leia também:
Mato Grosso deve manter liderança como maior produtor de grãos com 100 milhões de toneladas na safra 24/25
Depois de ter passado a juventude na cidade litorânea de Ubatuba, em São Paulo, onde praticava surf e rafting, Dudy casou-se com o agricultor Luis Fernando Ribeiro Paiva. Já em 1978, o casal e o filho se mudaram para uma propriedade rural na cidade de Sorriso.
A família começou as atividades como pecuaristas, formou a pastagem para o gado e vendia na cidade o leite que era produzido na fazenda. Ao longo dos anos, foram introduzindo a agricultura, plantando arroz, depois soja e milho safrinha.
Dudy e o marido também se preocupavam com a proteção da biodiversidade. Na fazenda Santana, conservaram cerca de 450 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).
A pioneira morreu no dia 21 de junho do ano passado em Campinas (SP). Dudy estava fazendo um tratamento de saúde em decorrência de um câncer de mama.