Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Notícias | Geral

PRONAF CONTINUA

Plano Safra: Tesouro Nacional suspende contratação de linhas de crédito por atraso no Orçamento

Foto: Rodolfo Perdigão/Secom-MT

Plano Safra: Tesouro Nacional suspende contratação de linhas de crédito por atraso no Orçamento
O Tesouro Nacional publicou uma portaria na quinta-feira (20) que suspende a contratação de financiamentos rurais no âmbito do Plano Safra 24/25, por falta de orçamento. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve encaminhar um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) para liberar os recursos de forma imediata.


Leia também
Mato Grosso registra exportação recorde de carne e atinge receita de R$ 1 bilhão


De acordo com a portaria, assinada pelo secretário do Tesouro Nacional Rogério Ceron de Oliveira, o Congresso ainda não aprovou a proposta de Lei Orçamentária para este ano. A suspensão dos novos contratos começa a partir desta sexta-feira (21).

Entretanto, foi ressaltado que as linhas de financiamento do Pronaf Custeio, que atende pequenos produtores, continuam operando. O Plano Safra 24/25 foi anunciado como maior programa de crédito rural do país, que inclui linhas para pequenos, médios e grandes produtores.

"Devido à divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela Secretaria de Política Econômica (SPE/MF) no início do presente mês e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros, as estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional", diz trecho da portaria.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmou por meio de nota que a suspensão das linhas de crédito resulta do aumento da taxa Selic de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% em janeiro de 2025. A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país.

Foi pontuado ainda que o Governo Federal atua apenas como um complemento, subsidiando parte dos financiamentos, e que os itens da cesta básica, como proteína e ovos, podem ter seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso.

"No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos. O setor privado já aporta R$ 1 trilhão na produção agropecuária. Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema. A má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários. O governo federal atua apenas como complemento, subsidiando parte dos financiamentos. Apesar disso, a falta de controle orçamentário impede um planejamento eficiente", diz a nota.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet