Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 07 de outubro de 2024

Notícias | Geral

B100

Biodiesel em maquinários, veículos e embarcações vai ajudar a reduzir emissão de gases de efeito estufa

Foto: reprodução

Biodiesel em maquinários, veículos e embarcações vai ajudar a reduzir emissão de gases de efeito estufa
O uso do biodiesel em maquinários, veículos e embarcações vai ajudar a reduzir emissão de gases de efeito estufa. Em Mato Grosso, a fazenda Sete Lagoas em Diamantino é a primeira propriedade rural a usar o biodiesel (B100) como o único combustível utilizado nos maquinários das operações.


A fazenda tem 3,6 mil hectares e produz soja e milho. Diamantino aparece na sexta posição entre os 10 municípios com maiores valores da produção agrícola. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município alcançou a marca de R$ 5,9 bilhões sendo que R$ 3,8 bilhões é decorrente da soja.

Leia também:
Sorriso lidera e outras cinco cidades de MT integram ranking com maiores valores de produção agrícola

Segundo presidente executivo da AMAGGI, Judiney Carvalho, a iniciativa esta alinha com a transição energética para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

“Uma das nossas metas é a descarbonização dos nossos negócios, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa”, disse.

Além dos maquinários agrícolas, alguns caminhões já estão sendo movidos a base do biodiesel. O B100 é produzido pela AMAGGI, em sua fábrica de biodiesel em Lucas do Rio Verde. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 330 mil m3 de biodiesel por ano. Sua planta tem mais de 26 mil m2.

Embarcação fluvial

A AMAGGI já faz testes da B100 em sua frota fluvial. A permissão para a operação com a utilização de biodiesel B100 foi concedida no início de abril pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), em caráter pioneiro no país.

“Com esse teste, conseguimos avançar mais em relação à agenda do biodiesel, consolidando seu uso em caminhões, maquinários agrícolas e, agora, nas nossas embarcações. O uso do biodiesel B100 integra a estratégia de negócio da AMAGGI, que tem assumido papel de pioneirismo em relação à utilização do biocombustível, tanto por seu potencial econômico quanto por ser mais sustentável”, ressaltou Judiney.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet