O superintendente de Logística Operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomé Luiz Guth, afirmou que a construção da Ferrogrão é essencial para melhorar a logística de escoamento em Mato Grosso e no país.
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Durante o evento de lançamento da safra 24/25, realizado na terça-feira (27) em Cuiabá, Thomé relembrou que Mato Grosso é um dos principais produtores do país. Com um trajeto de aproximadamente 933 km, a Ferrogrão seria uma alternativa à rodovia BR-163, que é uma das principais vias utilizadas.
O traçado da ferrovia começa em Sinop, o Mato Grosso, atravessa o estado do Pará, passando por Itaituba, até chegar a Miritituba.
"A Ferrogrão deveria ser considerada de fato essencial. Você tem a possibilidade de fazer a Ferrogrão que vai atender toda a região norte e obviamente vai ter que ter investimentos em terminais. Dado o volume que se tem nessa região médio-norte de Mato Grosso, a Ferrogrão vai ter um papel fundamental inclusive para diminuir a questão de custos", afirmou o superintendente.
Ainda conforme Thomé, a redução de valores na logística também interferem diretamente no preço do produto.
"A questão logística interfere no preço do produto. Ela (Ferrogrão) tem um papel fundamental aqui em Mato Grosso e acho que deveria ser sim um dos pontos fundamentais em termos de investimentos.", ressaltou.
No mês de maio, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por mais 90 dias o processo que trata da legalidade da construção da Ferrogrão.