Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

déficit de 50%

Uso de silos bolsa é alternativa para produtores rurais armazenarem grãos, diz diretor da Aprosoja-MT

Foto: Silox

Uso de silos bolsa é alternativa para produtores rurais armazenarem grãos, diz diretor da Aprosoja-MT
O diretor financeiro da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nathan Belusso, afirmou que o uso de silos bolsa pode ser um método utilizado por produtores rurais para armazenar os grãos diante do déficit de armazenagem no estado.


Leia também:
Secretário adjunto comemora alta produtividade de milho, mas ressalta déficit de armazenagem


De acordo com o governo estadual, atualmente o déficit de armazéns e de silos no estado é superior a 50%.

Nathan afirmou que o uso de silos bolsa, que tem um custo menor, pode ser uma saída para os produtores rurais diante dos custos elevados dos armazéns.

“Temos uma dificuldade muito grande de armazenagem e o silo bolsa vem como uma ferramenta de baixo custo, baixa manutenção e facilidade de utilização para o produtor ter mais uma opção para tentar escapar deste gargalo”, afirmou o diretor.

A estimativa é de que para a safra 24/25, o déficit de armazenagem aumente diante do aumento da produção de soja e milho.

Financiamento

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Codem) aprovou 50 cartas consultas que pleiteavam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para implantação e ampliação de estrutura de armazenagem de grãos em Mato Grosso. 

Os projetos foram aprovados entre 1º de janeiro de 2023 e 26 de janeiro de 2024. Neste ano, o FCO vai liberar até R$ 11,15 bilhões para financiar ações e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Somente em Mato Grosso são R$ 3,31 bilhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet