Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

projeção de aumento

Mato Grosso lidera produção em seis setores do agronegócio brasileiro; veja quais

Foto: reprodução

Mato Grosso lidera produção em seis setores do agronegócio brasileiro; veja quais
Mato Grosso é líder na produção em seis setores do agronegócio brasileiro e tem uma projeção de aumento de produtividade nos próximos 10 anos. Os dados foram disponibilizados no lançamento da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, na quinta-feira (4).


Leia também
Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 31 bilhões com setor da pecuária neste ano

O estado é o maior produtor de algodão, milho, soja, gergelim, carne bovina e etanol de milho. Neste ano, o estado bateu recordes de abate de bovinos, sendo que 600 mil cabeças de gado foram abatidos apenas no mês de abril.

O estado também lidera a produção de gergelim no país. A expectativa é de que na safra 23/24 haja a produção de 191,1 mil toneladas do  grão. Um dos municípios que mais produz o grão é Canarana.

Já com relação ao algodão, a estimativa de produção para a safra 23/24 é de 6,14 milhões.  O município que mais produz a fibra no estado é Sapezal.

Considerado um dos maiores produtores de soja a nível mundial, Mato Grosso deve produzir mais de 44 milhões de toneladas na safra 24/25.

Mato Grosso também domina a produção de milho no país. Para a safra 23/24, a estimativa de produção é de 45,84 milhões de toneladas do cereal.

Advindo do grão, o estado também passou a investir no biocombustível. Das onze plantas em Mato Grosso, seis são exclusivas de etanol de milho e cereais.

Desde o início da operação da primeira indústria full deste biocombustível, em 2017, a produção passou de 500 mil litros para 6,27 bilhões de litros na safra 2023/2024.

Crescimento da produção

A projeção é de que o setor do agronegócio em Mato Grosso aumente a produção nos próximos 10 anos. O algodão deve aumentar 52%, o milho 79%, a soja 46%, bovinos 40%, aves 80% e suínos em 39%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet