Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

VEJA QUAIS

MT tem 4 marcas de café impróprias para consumo, aponta Ministério da Agricultura e Pecuária

Foto: reprodução

MT tem 4 marcas de café impróprias para consumo, aponta Ministério da Agricultura e Pecuária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontou que quatro marcas de café em Mato Grosso estão impróprios para consumo devido à matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos que foram encontradas nos produtos.


Leia também:
"Não tem nenhuma chance de dar certo", diz ex-presidente do 'Banco do Brics' sobre taxação dos super-ricos

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. 
A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos. 

Os lotes do café são das marcas Aroma Premium, Casão e Quitada. Nos produtos foram constatados a presença de impurezas acima do limite legal. Já o café Made In Brazil é embalado em São Paulo mas também é distribuído em Mato Grosso.

Proprietário do Café Casão, Claudemir Franzoni, afirmou que apenas o lote 90 foi recolhido. Ressaltou ainda que a empresa atua de forma transparente e com devidos cuidados com relação ao processamento e preparo do produto. Franzoni também esclareceu que um recurso foi aberto na Justiça com o intuito de mostrar que a empresa está atuando conforme as medidas sanitárias exigidas. Atualmente o recurso encontra para ser julgado. Todas as medidas cabíveis referente ao lote 90 já foram tomadas. Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.  

Ainda, caso encontrem algum desses lotes sendo comercializados, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto. 

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

"O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café.", disse o Ministério.

 
Tabela - marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo
Confira a nota do Café Casão na íntegra: A FRANZONI INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA, por meio da presente, comparece ao público, para esclarecer sobre a inclusão do Café Casão tradicional na lista de produtos impróprios para o consumo, divulgada na segunda feira (01), pelo MAPA – Ministério da Agricultura. Convém destacar, que a análise do MAPA foi realizada tão somente em uma única amostra, especificamente do lote 90, cujos produtos já foram totalmente recolhidos das prateleiras e descartados. Salientamos que em nossas instalações, realizamos o processo de torrefação do grão in natura, respeitando todas as normas sanitárias dispostas na legislação. Lamentamos profundamente o ocorrido e reafirmamos nosso comprometimento em aprimorar rigorosamente a seleção das matérias primas, inclusive já tomamos as providências necessárias junto aos fornecedores de grãos, para garantir um produto com os mais elevados níveis de qualidade para nossos clientes. Ressaltamos nosso histórico de qualidade nesses quase 20 anos de mercado, trabalhando rigorosamente para garantir um produto de qualidade e continuar conquistando a satisfação inestimável de nossos clientes. Nos colocamos a disposição para demais esclarecimentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet