Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

produção de 84,90 milhões de toneladas

Com colheitas de grãos a "todo vapor", produtores de MT sofrem dificuldades com falta de armazéns

Foto: Reprodução

Com colheitas de grãos a
Levantamento divulgado pelo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que Mato Grosso deve ter déficit de armazenagem estimado em 34,96 milhões de toneladas de grãos na safra 23/24. Os produtores rurais estão utilizando silos bags para conseguir reduzir o déficit.


Leia também:
Chefe-geral da Embrapa diz que integração lavoura-pecuária-floresta vai transformar MT no epicentro agrícola do mundo


A estimativa é que na safra 23/24 sejam produzidas 84,90 milhões de toneladas no estado. O valor é 12,68% menor do que na safra anterior no qual teve uma produção superior 95 milhões de toneladas de grãos.

Mesmo mantendo um alto índice de produção, o estado tem enfrentado problemas de logística. A Conab apontou que o déficit de armazenagem em Mato Grosso está projetoado em 34,96 milhões de toneladas.

O diretor-executivo da Abramilho, Glauber Silveira, afirmou que a institutição tem realizado cobranças ao governo para tentar reduzir o déficit e o prejuízo aos produtores rurais.

Mesmo com os investimentos com silos bags que foram observados nas últimas duas safras, os produtores continuam tendo dificuldade para armazenar a produção.

"Nós da Abramilho estamos o tempo todo cobrando o governo, cobrando mais investimentos. Não estamos conseguindo atender nem o crescimento e com o financiamento, os planos que tem não estamos atendendo o necessário. O que podemos fazer é cobrar o governo para trazer mais financiamentos para poder ter maior agilidade mas todo recurso que vem tem sido muito pouco", afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet