Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

EM BRASÍLIA

Manifestação de Interesse para implantação de ZPE em Lucas do Rio Verde foi protocolada por prefeitura

Foto: Olga Kunze

Manifestação de Interesse para implantação de ZPE em Lucas do Rio Verde foi protocolada por prefeitura

O prefeito Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, de Lucas do Rio Verde, estiveram em Brasília na semana passada para protocolar junto ao Conselho de Zonas de Processamento e Exportação (CZPE) uma Manifestação de Interesse visando a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação no município. O protocolo sucedeu a participação de ambos em uma audiência pública na Câmara Federal, que abordou o atual panorama das ZPEs.



Leia também:
Exportações de milho crescem 40% e MT consolida posição no mercado internacional

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados internacionalmente. Tais áreas recebem tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos. Além de impactos positivos sobre o balanço de pagamentos e a atração de investimentos estrangeiros diretos, a implantação de ZPEs favorece a difusão tecnológica, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

O prefeito Miguel Vaz destacou que a implantação da ZPE e a chegada da ferrovia podem transformar Lucas do Rio Verde em um importante centro de distribuição logístico. Na audiência, que contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o secretário executivo da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (MDIC) e o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), foram debatidos o cenário atual das ZPEs e sua relevância para a economia nacional.

Durante o evento, Fabio Pucci, Presidente do Conselho Nacional de ZPE's, destacou os três elementos fundamentais para a implantação de uma ZPE: vocação exportadora, difusão tecnológica e cenário positivo em termos de emprego, renda e desenvolvimento. Autoridades de Mato Grosso também ressaltaram a importância econômica do estado, destacando Lucas do Rio Verde como um exemplo de sucesso industrial. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, convidou os presentes a pesquisarem sobre o município, enfatizando que Lucas do Rio Verde industrializa três vezes mais do que produz.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet