Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

quase metade da produção total

Cidade de MT deve produzir cerca de 80 mil toneladas de gergelim na safra 23/24

Foto: Infoblogui Blog

Cidade de MT deve produzir cerca de 80 mil toneladas de gergelim na safra 23/24
Um dos principais polos da produção de gergelim em Mato Grosso, a cidade de Canarana (653 km de Cuiabá) pode colher quase a metade das 191,1 mil toneladas que está prevista para a produção da safra 23/24. No estado, o gergelim tem registrado uma expansão de área.


Leia também:
Mato Grosso quebra recorde e abate mais de 627 mil cabeças de gado em maio

Os agricultores da cidade de Canarana semearam 160 mil hectares e devem colher aproximadamente 80 mil toneladas do grão. Isso representa 41,8% de toda a produção prevista para a safra.

O plantio do gergelim tem um sido uma alternativa para os produtores rurais de Mato Grosso para substituir o milho na segunda safra em áreas com déficit hídrico do estado.

Com boas cotações de preços, o gergelim constitui excelente oportunidade de negócios, especialmente em temporada na qual o milho enfrenta preços baixos. Calcula-se que 90% a 95% de sua produção seja destinada ao mercado externo, e mais da metade da safra já foi negociada de modo antecipado.

“A cultura do gergelim se encaixou bem não só ao perfil do produtor, como também ao perfil dos nossos solos e do nosso clima e também temos uma atitude relativamente baixa, que favorece uma produtividade boa. Então, o produtor está apostando cada vez mais nessa cultura”, disse o o vice-presidente Leste da Aprosoja-MT, Diego Dallasta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet