Uso sustentável da madeira nativa proveniente de manejo florestal é um dos assuntos destacados durante a 5ª edição do Dia na Floresta. O evento promovido nos dias 20 e 21 de junho pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com apoio do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) será realizado no município de Alta Floresta.
Leia mais
Mendes defende anistia a condenados pelo 8 de Janeiro: 'Lula tinha que ser o primeiro a levantar essa bandeira'
O evento tem objetivo de apresentar na prática e in loco como funciona o sistema produtivo das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Durante o evento os participantes visitarão áreas de manejo florestal para conhecer essa técnica de conservação da vegetação nativa.
Também será demonstrado o processo de colheita e transporte de árvores adultas, previamente selecionadas em consonância com a legislação ambiental. Por fim, serão detalhados os mecanismos de industrialização da madeira serrada e apresentados seus subprodutos, como deck, forro e lambril.
Empresários de Mato Grosso e Rondônia, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do governo de Mato Grosso, participarão do evento.
Atualmente as áreas de manejo florestal em propriedades privadas de Mato Grosso abrangem 5,2 milhões de hectares. Há potencial para expandir para 6 milhões (ha) manejados, contribuindo para a redução de emissões de gases poluentes e mitigação das mudanças climáticas.