Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias | Geral

Aumento de 4%

Mauro Mendes comemora aumento da produção de café: "não se espante se MT tornar-se um dos maiores produtores"

Foto: Mayke Toscano

Mauro Mendes comemora aumento da produção de café:
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que Mato Grosso pode se tornar um dos maiores produtores de café do país nos próximos anos. A expectativa é de que na safra 23/24 seja de pelo menos 270 mil sacas de café. A fala foi dita durante o AgroFórum realizado na última semana.


Leia também:
Mato Grosso tem aumento de 4% e deve produzir mais de 270 mil sacas de café em 2024


O Brasil é o maior produtor do grão de café no mundo. Essa cultura tem um forte apelo social, tendo em vista a grande concentração de produção em propriedades familiares onde as lavouras são cultivadas.

Atualmente, Minas Gerais é o maior produtor de café do país seguido pelo Espírito Santo, São Paulo e Bahia.

Ao longo dos anos, Mato Grosso também apresentou um crescimento na produção do grão. Um Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que Mato Grosso tem previsão de crescimento de 4% na produção do café na safra de 23/24. 

O aumento na produção é decorrente da expansão de área e do melhor manejo. O governador Mauro Mendes comemorou o aumento na produção de café e afirmou que o estado pode se tornar um dos principais produtores do grão.

"Além desse grande agronegócio que é feito em várias propriedade que vai de gente plantando 500 hectares a 500 mil hectares, nós temos a agricultura familiar. Não se espante se daqui uns anos Mato Grosso se tornar um dos maiores produtores de café. Hoje a renda no hectare de café é extremamente positiva", disse Mauro.

Os cincos maiores produtores de café em Mato Grosso são Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu.

"Região de Colniza que está lá no noroeste de Mato Grosso vai ser um dos maiores polos de café do Brasil e está crescendo muito. E tudo isso em cima de que? de pequenos modelos de agricultura familiar. Isso agrega muito valor.", ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet