Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias | Geral

'ayrton senna' do agronegócio

"Mato Grosso é protagonista", diz Marcos Fava sobre influência do estado na exportação de carne do país

Foto: Olhar Direto

O professor e especialista em agronegócio, Marcos Fava Neves, afirmou que Mato Grosso possui potencial de crescimento na produção de carne mas que enfrenta problemas com logística. Nos últimos 10 anos, o estado foi o 'carro-chefe' do aumento da exportação da proteína no país.


Leia também:
Mato Grosso registra recorde com exportações e abate de bovinos superior a 600 mil

Durante o evento da Acricorte, que teve início na quinta-feira (16) em Cuiabá, o especialista afirmou que Mato Grosso está enfrentando problemas com a logística mesmo tendo um alto índice de exportação de carne.

Ressaltou ainda que o setor está enfrentando uma 'crise' pela falta da mão de obra qualificada.

"Temos estresse no transporte, não tem conteiner para exportar a carne de Mato Grosso. Nós estamos no Brasil hoje com problema grave de mão de obra em quantidade, qualidade e vontade", afirmou Fava.

Dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apontaram que o estado atingiu um marco histórico no volume de abates de bovinos em abril deste ano.

Foram abatidas 619,68 mil cabeças de gado. Somente no mês de abril foram exportadas 74 mil toneladas de carne. Segundo Fava, Mato Grosso foi o principal responsável pelo crescimento da exportação de carne no Brasil nos últimos 10 anos.

"Eu vi o que aconteceu em Mato Grosso. Mato Grosso é protagonista. O agro brasileiro está para o mundo o que o Ayrton Senna para o automobilismo, é um patamar acima, não tem como comparar.", disse.

De acordo com Marcos Fava, a pecuária também recebe influência de diversos fatores externos. Entre eles está a guerra entre Israel e o Irã além do período de eleição que ocorre em vários países. Por este motivo, os pecuaristas devem ficar atentos às notícias.

"Interfere no preço da arroba se aquilo lá der problema? Lógico que interfere, eles são grandes compradores de carne nossa. Vamos ter eleição em muitos lugares, olha quanta coisa interessante que vamos ter ano que vem", ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet