Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Show Safra 2024

'Resultados transcendem as fronteiras do agronegócio', diz Miguel Vaz

Foto: Assessoria

'Resultados transcendem as fronteiras do agronegócio', diz Miguel Vaz
A maior feira do agronegócio do estado de Mato Grosso e a terceira maior do Brasil fechou seu último dia (22) de forma grandiosa. A 11ª edição do "Show Safra" reuniu lideres do agronegócio, agricultores, autoridades nacionais, estaduais, regionais e muitas pessoas ao longo dos cinco dias. Ao lado de Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, comemorou os resultados e enfatizou as contribuições que o evento proporciona para o desenvolvimento do município e da região, aumentando a conexão do estado de Mato Grosso com o país e o mundo.


Leia também
Ministério da Agricultura e Pecuária reconhece MT nacionalmente como livre da febre aftosa


"O Show Safra transcende as fronteiras regionais e do agro. É um ícone do agronegócio brasileiro e uma referência global em inovação e tecnologia. Mas, além disso, o evento abre portas para novos investimentos em Lucas do Rio Verde. E, isso, a médio e logo prazo, contribui de forma concreta para o desenvolvimento socioeconômico. Quanto mais investimentos e abertura de empresas, mais geração de emprego e renda teremos. É uma cadeia produtiva e muito positiva!”, ressaltou o prefeito do município.

Potencialidades

O evento não apenas atrai agricultores e empresas do setor, mas também gera uma série de oportunidades de investimentos, de abertura de empresas, geração de empregos temporários e permanentes, aumento de arrecadação para o Município. Setores como hotelaria, de alimentação e comércio se beneficiam do aumento de fluxo de visitantes durante o evento, impulsionando a economia local.

"Pelo menos 2 mil pessoas trabalharam diretamente no local do evento, sem contar com os empregos indiretos no setor hoteleiro, de gastronomia, de serviços, de materiais, todo o comércio de um modo geral é beneficiado com isso. Nossa arrecadação também melhora e isso gera mais investimentos e mais serviços de qualidade para a população", disse o gestor municipal. 

Além de apresentar as últimas tecnologias agrícolas, o Show Safra também oportunizou como essas inovações podem ser aplicadas em outras áreas, como saúde, educação e meio ambiente. Exemplo disso é a possibilidade do uso de drone no combate à dengue, que foi apresentado para a Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante o evento. Os equipamentos são de última geração e podem fazer o monitoramento e mapeamento aéreo de imóveis e terrenos com imagens em alta resolução e precisão geoespacial, sinalizando possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti de forma aprofundada, e que os agentes de endemias não conseguem acessar, como telhados de casas, lajes, galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios.

Poder público em favor do desenvolvimento socioeconômico

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, grande parceira do Show Safra, instalou o seu estande no parque e realizou, durante os cinco dias de feira, diversas ações que contribuíram para o sucesso do evento. 

Dentre elas estão os três boxes destinados para comercialização e exposição de produtos feitos e produzidos pela agricultura familiar, além da mostra do Campo 360, que consiste em um espaço de experimentos que são feitos com produtos de origem de propriedades rurais locais.

A Cultura e Turismo teve participação no evento através do estande da "Casa do Artesão", onde os profissionais do município comercializaram seus produtos.

Já Secretaria de Educação esteve presente com um estande no "Espaço Show Safra Connect", destinado às tecnologias, startups, serviços, produtos inovadores e os projetos criados pelos alunos das escolas municipais, por meio da Robótica Educacional.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade realizou a palestra “O Futuro das Cidades: Inovação e Seu Impacto”, o lançamento do Projeto Startup Lucas e a divulgação do Ecossistema Municipal de Inovação - InPacto Lucas.

Exemplos no Show Safra que podem contribuir para a geração de emprego

Durante o Show Safra, representantes da BRF anunciaram aumento no abate da planta frigorífica de Lucas do Rio Verde. Conforme o CEO da empresa, Miguel Gularte o aumento da linha de abate de frangos da BRF no município será de 150 mil aves, cerca de 50% a mais da produção atual.

"O evento representa uma geração de emprego pontual, mas também tivemos importantes anúncios. Um foi da BRF, que anunciou o aumento na produção de frango, um aumento significativo. Isso representa ao todo mais geração de emprego de forma direta e indireta. O que é bom para a economia e a receita do Município, para que possa reinvestir em infraestrutura e oferecer serviços públicos de qualidade para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Esse é o nosso objetivo aqui, na nossa cidade de oportunidades", finalizou o prefeito Miguel Vaz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet