Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

onze plantas em funcionamento

Mato Grosso lidera como o maior produtor de etanol de milho no Brasil

Foto: Reprodução

Mato Grosso lidera como o maior produtor de etanol de milho no Brasil
Mato Grosso é o estado com maior produção de etanol de milho no país, com onze plantas em funcionamento. O fato foi comemorado durante a Conferência Internacional sobre o Etanol de Milho, realizada na quinta-feira (21), em Cuiabá.

Leia também
'Batemos o recorde de abertura de mercado', comemora Fávaro com aumento de exportação do agro


Segundo o presidente da Datagro, Plinio Nastari, das onze plantas, seis são exclusivas de etanol de milho e cereais.

"São estes investimentos que vão alavancar a produção de matérias-primas sustentáveis para a produção de bioenergia, que inclui o biodiesel, o etanol, o biometano, e Mato Grosso é um exemplo nesta direção, com integração com soja, com milho de segunda safra, a conversão deste milho em etanol, DDG (grão de destilaria secos - do inglês Dried Distillers Grains), óleo de milho, a transformação da soja em farelo, que vira biodiesel”, disse o presidente.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de etanol de milho do mundo.  Desde o início da operação da primeira indústria full deste biocombustível, em 2017, a produção passou de 500 mil litros para 6,27 bilhões de litros na safra 2023/2024, que se encerra este mês. 

Todo esse potencial vai ao encontro das novas demandas mundiais por combustíveis renováveis e menos poluentes.

De acordo com o presidente-executivo da União Nacional de Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco, a cadeia do etanol de milho e cereais está inserida em um círculo virtuoso de investimentos que integra cadeias de grãos, pecuária, floresta e biocombustíveis. 

“O Brasil tem hoje uma grande responsabilidade para fornecimento de alimentos e de biocombustíveis, produzidos de forma sustentável e complementar. A cadeia do etanol de milho é um exemplo deste potencial de integração de cadeia produtiva e que ainda tem enorme potencial de crescimento sobre os excedentes exportáveis. Por meio da industrialização do grão produzido em segunda safra, é possível dobrar a produção de etanol nos próximos dez anos e, ao mesmo tempo, contribuir para intensificação da pecuária e ampliação da oferta de alimentos”, pontuou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet