Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Liderança e Carreira

EMPREENDEDORISMO

Fomento ao pequeno negócio tem impulsionado o desenvolvimento local no Norte de MT

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Fomento ao pequeno negócio tem impulsionado o desenvolvimento local no Norte de MT
O município de Lucas do Rio Verde tem se destacado no empreendedorismo, com o apoio e fomento aos pequenos negócios, por meio de ações lideradas pela Prefeitura Municipal. Parcerias e iniciativas de sucesso têm sido essenciais para impulsionar o desenvolvimento local, transformando assim sonhos em realidade, além de impulsionar o crescimento econômico e social da região.

Leia mais
Desenvolve MT oferece linha de crédito para financiar instalação de energia solar em empresas

“Valorizamos aqueles que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico em Lucas. Ao apoiar os pequenos empreendedores, estamos investindo no crescimento futuro, incentivando a criação de empregos, oportunidades e melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. Dessa forma, concentramos nossos esforços em proporcionar um ambiente propício para que os pequenos empresários cresçam, prosperem, gerem emprego e renda e se sintam parte integrante do desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito, Miguel Vaz. 

Nos últimos 3 anos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem se empenhado em criar um ambiente favorável para o surgimento e prosperidade de empreendedores locais.

Por meio de iniciativas como o fortalecimento da Sala do Empreendedor, descontos na renovação do alvará e programas de acesso ao crédito, como o "Lucas Forte de Novo", programa da Prefeitura que durou de abril a outubro de 2021, a Administração Municipal tem colocado em prática medidas concretas para incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de micro e pequenas empresas na região. 

Em 2021, mais de R$ 4.9 milhões foram liberados em créditos para empreendedores luverdenses, através de programas como o Lucas Forte de Novo, que concedeu um total de R$ 1.1 milhão em recursos. Além disso, a Sala do Empreendedor registrou um aumento significativo no número de atendimentos, passando de 1.892 em 2021 para 9.939 em 2023. 

Parcerias estratégicas

Além das ações diretas da prefeitura, parcerias estratégicas com entidades como o Sebrae, Desenvolve MT e Sicredi têm desempenhado um papel fundamental no apoio aos empreendedores locais. Programas como o “Cidades Empreendedoras e Sustentáveis” têm proporcionado capacitação, consultoria e acesso a recursos financeiros, impulsionando o desenvolvimento sustentável da cidade e fortalecendo sua economia local. 

Resultados tangíveis e reconhecimento nacional

O compromisso com o empreendedorismo não passou despercebido. A Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde foi reconhecida pelo Sebrae com o Selo Ouro em excelência em atendimento, destacando-se como líder estadual em 2023 e conquistando o segundo lugar em 2022. Essa premiação reflete não apenas a qualidade dos serviços, como também o impacto positivo das iniciativas governamentais na vida dos empreendedores locais. 

Perspectivas futuras

Com um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo, Lucas do Rio Verde se posiciona como um verdadeiro polo de desenvolvimento econômico e social na região. O compromisso contínuo da Administração Municipal, aliado ao espírito empreendedor da comunidade local, promete um futuro vibrante e próspero para todos os que apostam no potencial de Lucas do Rio Verde como um lugar para realizar seus sonhos empreendedores.

Iniciativa que deu certo

Foi apostando no sonho de empreender que a senhora Elisângela da Silva Lucas Trevisan resolveu se tornar uma microempreendedora individual (MEI) em Lucas do Rio Verde. Eli, como é chamada, abriu uma confeitaria, inicialmente em sua casa, o “Bolos da Eli”. Durante a pandemia, ela, como muitos outros empreendedores, passou por dificuldades financeiras devido às restrições de movimentação e diminuição da demanda. Foi quando ela teve conhecimento do Lucas Forte de Novo, programa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o Sicredi e Sicoob. 

“A pandemia foi um choque. Acabaram-se as festas, que eram nosso carro-chefe. As pessoas passaram a comemorar dentro de casa. Então, parou o movimento. E os boletos permanecem, né? Foi uma época bem delicada para nós, autônomos. E foi aí que eu conheci o programa Lucas Forte de Novo, pela televisão, no jornal. Realmente ajudou muito. Pude deixar tudo em dia, me adaptar à nova realidade com mais calma. Juros quase nada, né? Consegui deixar todas as minhas contas em dia e comprar novos equipamentos, que uso até hoje. Se não fosse esse incentivo da prefeitura, muitos teriam fechado as portas! Então, esse folego que eu consegui trouxe uma segurança, foi uma ajuda essencial”, enfatizou.

(com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet