Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

GERAÇÃO DE EMPREGO

Senai e IEL irão recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção de ferrovia estadual

Foto: Reprodução

Senai e IEL irão recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção de ferrovia estadual

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), irá selecionar, recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo, gerenciada pela empresa Rumo.

Leia também
Etanol é vendido a R$ 2,73 em postos de Cuiabá; menor preço em dois anos

Iniciada em novembro de 2022, as obras da nova ferrovia terão mais de 700 quilômetros de extensão. Modal irá conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Com previsão de ser concluída em prazo máximo de 10 anos, as obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.

O Senai MT irá ofertar os cursos de qualificação profissional para a construção civil, com formação em: ajudantes de obras, armador de estruturas, carpinteiro de obras, encarregado/mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção, o operador de caminhão basculante, operador de caminhão pipa, operador de caminhão guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.

Já o IEL MT irá selecionar e recrutar os trabalhadores, disponibilizando o Banco de Talentos dos formados nos cursos. O recrutamento será feito após o cadastro dos currículos e triagem dos profissionais para as vagas disponíveis. Os contratos IEL Senai são com a Rumo, mas quem vai contratar são as construtoras que estão fazendo a obra.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, explica que o projeto visa contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso, por meio de capacitações técnicas e geração de oportunidade de empregos. “Há uma expectativa muito grande com a conclusão dessa ferrovia, que vai trazer muitos benefícios para toda a economia mato-grossense, aproximando a produção dos portos de escoamento, reduzindo custos e dando condições de competitividade das empresas instaladas no estado, além de gerar emprego e renda para a população”.

“É uma obra que contribui diretamente para a economia de Mato Grosso e consequentemente para o Brasil. A demanda por profissionais nestes setores será recorrente nos próximos anos e os projetos de capacitação são essenciais para a execução dos serviços requisitados”, destaca o gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo, Tiago Proba.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, destacou que a taxa de desemprego em Mato Grosso é uma das menores do país e um dos maiores desafios dos empregadores é conseguir mão de obra qualificada para ocupar os postos de trabalho em aberto.

“Mato Grosso é uma terra de oportunidades e ações como esta do Senai e do IEL em qualificar e empregar essas pessoas são fundamentais, pois tem muitos trabalhadores que podem mudar de área, mas falta qualificação e jovens inexperientes em busca de uma chance. Essa capacitação vai formar essa mão de obra que a Rumo precisa, oferece possibilidade de uma nova profissão aos trabalhadores e todos saem ganhando”.

A geração de empregos será um dos grandes legados da ferrovia. Desde que os trabalhos foram iniciados, a ferrovia já mobilizou mais de 1.000 profissionais na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis entregue no primeiro semestre de 2023 e em outros cinco viadutos que estão em construção entre Rondonópolis e Juscimeira. A empresa também está executando a terraplanagem por 35 km do traçado projetado que segue em direção ao Médio-Norte. As inscrições poderão ser feitas no Centro de Empregabilidade do IEL MT localizado na unidade do Senai de Rondonópolis.

(Com informações da assessoria)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet