Olhar Agro & Negócios

Sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias | Economia

China torna-se principal importador da Austrália

A China tornou-se o principal comprador da produção agrícola da Austrália, informou nesta quarta-feira o Escritório de Estatísticas Australiano (ABS, na sigla em inglês). No ano fiscal de 2011, encerrado em 30 de junho, o gigante asiático importou 14% dos 32,5 bilhões de dólares australianos (US$ 34,3 bilhões) gerados com a exportação de produtos agrícolas.


Essa influência, contudo, preocupa setores australianos mais conservadores. Eles alertam que os recursos naturais do país poderiam se esgotar com o tamanho do apetite chinês. Danos ecológicos e desemprego no campo também seriam consequências. Já os segmentos que apoiam uma parceria mais forte com a China argumentam que isso traria investimentos à agricultura australiana, permitindo que esta alcance todo o seu potencial.

A receita total da Austrália com exportações agrícolas vem crescendo a uma média de 5% ao ano nas últimas três décadas, alcançando 32,5 bilhões de dólares atualmente, bem acima da média de 8,2 bilhões de dólares australianos dos anos 1980. As informações são da Dow Jones.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet