Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

COMPARTILHAMENTO DE RESULTADOS

Seminário apresenta casos de sucesso no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Seminário apresenta casos de sucesso no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso
Em um esforço incansável para combater o desmatamento ilegal e enfrentar as mudanças climáticas, o estado de Mato Grosso está prestes a realizar um evento inédito e crucial: o "Seminário Políticas Públicas Inovadoras, Comando e Controle e Mudanças Climáticas". Este seminário, programado para os dias 10 e 11 deste mês, no Hotel Delmond, em Cuiabá, tem como público-alvo os servidores públicos dedicados ao tema, e pretende reunir os principais especialistas para discutir soluções estratégicas para o estado.

Leia também
Em evento com ruralistas, deputado comemora aprovação do Marco Temporal pelo Senado


Mato Grosso, conhecido por suas vastas extensões de terras férteis e rica biodiversidade, tem enfrentado as consequências das mudanças climáticas com aumento da temperatura, secas mais frequentes e desafios significativos para a agricultura. Como um dos maiores produtores de soja, milho e carne do Brasil, o estado desempenha um papel crucial na economia nacional, mas também tem uma grande responsabilidade em garantir práticas sustentáveis e redução das emissões de gases de efeito estufa.

Uma das apresentações mais aguardadas será a do pesquisador Sênior e co-fundador do IPAM, Paulo Moutinho, que é especialista no estudo das causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Com um foco especial na Amazônia mato-grossense, Paulo abordará como o desmatamento da floresta não é apenas um problema ambiental, mas também econômico, destacando a importância de soluções inovadoras.

Outro tema de extrema relevância que será abordado no seminário é o uso de agrotóxicos no desmatamento ilegal. Para "disfarçar" o desmatamento, criminosos estão recorrendo ao uso de agrotóxicos com função desfolhante. O auditor fiscal agropecuário federal do Mapa, Júlio Cesar Alves de Lima, explicará essa prática ilegal e discutirá formas de combatê-la de maneira eficaz.

Além disso, a delegada da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), Liliane Murata, apresentará informações sobre a Operação Cordilheiras, deflagrada em março deste ano, com o objetivo de investigar ilícitos ambientais ocorridos em fazendas na região do Pantanal mato-grossense.

Este seminário promete ser um marco na busca por soluções inovadoras para proteger o meio ambiente, combater o desmatamento ilegal e enfrentar as mudanças climáticas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet