Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

87 CIDADES

Vazio sanitário do algodão já está em vigor em parte de Mato Grosso

Foto: Christiano Antonucci - Secom -MT

Vazio sanitário do algodão já está em vigor em parte de Mato Grosso
Já está em vigor em Mato Grosso o período do vazio sanitário do algodão, conforme a Instrução Normativa nº 001/2016, elaborada em conjunto entre o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Leia também
Mato Grosso é o 2º do país com maior valor de produção extrativista do país


Para aplicação dessa medida fitossanitária, Mato Grosso foi dividido em duas grandes regiões: região I, que vai do Sul até o Vale do Araguaia, cuja data de início do vazio sanitário do algodão é do dia 01 de outubro a 30 de novembro; e a região II, Norte e Oeste, com a medida estabelecida entre 15 de outubro a 14 de dezembro.

Nesta semana começou o vazio sanitário do algodão na região I, que compreende 87 cidades, em que está proibida a manutenção de plantas de algodão com risco fitossanitário, para evitar que haja a proliferação do bicudo-do-algodoeiro, principal inseto que afeta as plantações de algodão e consequentemente das demais pragas.

A partir da segunda quinzena desse mês, os 54 municípios da região II deverão também, obrigatoriamente, cumprir o vazio sanitário do algodão.

Nesse período de vazio sanitário do algodão, o Indea irá realizar fiscalizações em propriedades produtoras de algodão do Estado, verificando o cumprimento da medida fitossanitária. Ano passado, na safra de 2021/2022, o Indea realizou 1.393 fiscalizações.

O cotonicultor mato-grossense que descumprir o vazio sanitário do algodão pode ser multado em 30 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPFs/MT), que chegam à soma de R$ 6.895,50, mais 2 UPFs por hectare, o equivalente a R$ 459,70.

De acordo com os dados cadastrados junto ao Indea na safra 2022/2023, em Mato Grosso registrou o cultivo de algodão em 802 propriedades, ocupando área de 1.241.643 hectares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet