Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

abertura do plantio

Em evento com ruralistas, deputado comemora aprovação do Marco Temporal pelo Senado

Foto: Assessoria

Em evento com ruralistas, deputado comemora aprovação do Marco Temporal pelo Senado
O Município de Jaciara (144km de Cuiabá) sediou nesta sexta-feira (29) a abertura nacional do plantio de soja – safra 23/24. Além de marcar o início das atividades, o evento reuniu produtores de todo o país, autoridades políticas e técnicos da área da agricultura. Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi (PSB) aproveitou seu discurso para comemorar a aprovação do Marco Temporal pelo Senado.

Leia mais
'Senado Federal está de parabéns', diz Mauro Mendes após aprovação do projeto de lei do marco temporal

 
“O agronegócio é o motor da nossa economia, que alavanca, que gera renda, gera desenvolvimento e progresso. Nosso Senado Federal se posicionou de maneira firme e isso é fruto da força do agro, da força da agricultura, da força dos nossos produtores, das nossas associações e o Senado, quando precisou, esteve firme nessa votação”, avaliou.

Dos 43 votos favoráveis, três foram dos senadores mato-grossenses Jayme Campos, Mauro Carvalho, ambos do União Brasil, e Margareth Buzetti (PSD).

Outro ponto citado pelo deputado foi em relação a Mato Grosso ser considerado campeão nacional de produção, mas que não deixa de lado as ações de preservação.

“Também somos um estado que preserva muito a sua natureza, nós temos 62% do nosso estado preservado e muitas vezes somos atacados, muitas vezes a gente é incompreendido, mas nós produzimos e conservamos o nosso meio ambiente”, complementou Max Russi.

O evento em Jaciara marca a 12ª edição do projeto Soja Brasil e foi palco de debates e trocas de informações entre produtores rurais e técnicos da área da agricultura, em meio a diversos painéis temáticos.

O principal tema em debate abordou os desafios para armazenagem de grãos, com a participação da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso e da Câmara Setorial de Armazenagem de Grãos (CSEAG).

Além dos assuntos que envolvem informações fundamentais para o início da safra, através da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o cenário climático também foi objeto de pauta no polo de discussões a respeito do El Niño, tema abordado pelo meteorologista Arthur Muller.

A abertura nacional do plantio de soja se consagrou como um dos momentos mais aguardados pelo ramo agropecuário e contou com a participação de especialistas de toda a cadeia da oleaginosa.

Conforme o Sindicato Rural do município, na colheita 2021/22 Jaciara obteve um rendimento de 174 mil toneladas de soja. A estimativa para esse ano é que esse número suba para mais de 200 mil toneladas colhidas.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet