Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

MAIS DE 1780 EMPRESAS

Setor de pets cresce 18% ao ano e terá espaço exclusivo na Feira do Empreendedor

Foto: Unsplash / Ilustração

Setor de pets cresce 18% ao ano e terá espaço exclusivo na Feira do Empreendedor
A taxa de crescimento do setor de pets revelou um crescimento consistente nos últimos cinco anos. Atentos à expansão desses negócios, Sebrae/MT ofertará o 'Espaço Pet' dentro da 13ª Feira do Empreendedor. Com 1% de aumento, o percentual identificado por meio de pesquisa revelou é um mercado em ascensão em Mato Grosso. Loja conceito, clínica veterinária e arena de conteúdo com palestras técnicas farão parte do evento que acontece entre os dias 05 e 08 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP).

Leia mais: 
Com faturamento de R$ 1,5 bilhão, varejista Avenida inova no mercado e irá abrir uma loja por semana
 
Até setembro de 2023, Mato Grosso contava com 1.781 empresas ativas no setor pet. O número foi alcançado ao longo dos últimos cinco anos (2018/2023), período em que o setor ganhou evidência, principalmente durante a pandemia.
 
"Observamos um crescimento substancial e consistente de quase 18% ao ano, quando comparamos a quantidade de pet shops dentro do período de 2018 e 2023", analisa Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.
 
O Sebrae Mato Grosso tem o compromisso de apoiar e fomentar o desenvolvimento do setor pet no estado, e, por isso, a instituição destinará uma área de 100 m² dentro da Feira, para a instalação do "Espaço Pet", para os apaixonados por animais de estimação e pelo segmento conhecerem as novidades do mercado.
 
"Nesse espaço o empreendedor irá encontrar uma variedade de atrações e produtos relacionados a animais de estimação. O ambiente foi projetado para oferecer uma experiência imersiva e informativa para os amantes de animais", explica Alberto Santana, gestor do Projeto do Varejo do Sebrae/MT e responsável pela iniciativa dentro da Feira.
 
Para empreendedores como o médico veterinário Daniel Basso, a Feira do Empreendedor cria um ambiente inspirador para inovação. O empresário revela que ao longo de seis anos de atuação observou uma transformação dentro do mercado.
 
"As mudanças começam já no comportamento dos tutores e temos todos os tipos de donos de animais, mas vivenciamos uma maturidade em relação aos cuidados e comportamentos. Isso também tem contribuído para que o mercado veterinário esteja cada dia mais semelhante ao mercado de medicina humana. Hoje, o avanço ocorre em todas as especialidades, como, dermatologia, neurologia, ortopedia, e muitas outras", avalia Daniel Basso.
 
O empresário já confirmou presença na Feira do Empreendedor e disse estar ansioso para ver o Espaço Pet, pois pretende construir um novo espaço na sua empresa. "Queremos proporcionar mais conforto aos tutores e pets e tenho certeza que encontrarei na Feira do Empreendedor muitas novidades e inspirações para criatividade", comenta o empresário, que planeja inaugurar a nova clínica nos próximos oito meses.
 
Exposição de produtos pets, informações sobre inovação, dicas de banho e tosa, dentre outros conteúdos irão compor o espaço. A estrutura terá o formato inspirado nas lojas de bairros, no qual também oferecerá serviços e atendimentos veterinários.
 
Estrutura do Espaço Pet
 
"No espaço de exposição de produtos teremos demonstração de produtos como comidas, brinquedos, acessórios, roupas, equipamentos de treinamentos entre outras novidades. Em inovações teremos informações sobre tendências do setor em relação ao mobiliário, medicações manipuladas e serviços pets, sendo que alguns estão alinhados com a sustentabilidade. Já no ambiente de banho e tosa daremos dicas de como pode tornar esses serviços mais lucrativos e funcionais. O foco é oferecer aos pets e seus tutores uma experiência amigável", detalha Alberto Santana.
 
Anexo à loja conceito, terá um ambiente reservado para a 'Arena Pet', onde serão realizadas palestras técnicas com temas como: os principais erros do banho e tosa, erros que devem ser evitados ao abrir uma clínica veterinária, dentre outras.
 
"A visitação é gratuita e ocorrerá com grupos de até 20 pessoas, a cada 30 minutos. As atividades no local iniciam às 15h, sendo a última às 21h", informa o gestor do Espaço Pet.
 
Programação da Feira
 
Serão mais de 36 horas de programação voltadas aos pequenos empresários ou futuros donos de negócios. Entre os conteúdos estão oficinas, palestras, apresentações culturais e estandes com diversos produtos e serviços para visitação, que estarão disponíveis de forma simultânea em um espaço de 6 mil metros quadrados. Durante o evento haverá diversidade de temas, produtos e serviços sendo oferecidos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI
 
A empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, além da empresária Natália Martins e o publicitário Walter Longo, estão no time de palestrantes confirmados na 13ª da Feira do Empreendedor.
 
Além das atrações principais, a organização do evento também fez a seleção de palestrantes voluntários. Mais de 300 pessoas se inscreveram para a seletiva. A ideia é aproveitar o conhecimento de pessoas que residem em Mato Grosso.

SERVIÇO:
O QUE: Feira do Empreendedor 2023
DATA: 05 a 08 de outubro
HORÁRIO: das 14h às 22h
ONDE: Centro de Eventos do Pantanal (CEP)
LOCAL: Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá – MT, 78043-903
INSCRIÇÃO: Home | Feira do Empreendedor (sebrae.com.br)

 
(Da assessoria)
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet