Um levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontou que Mato Grosso foi responsável por exportar 24,65 milhões de toneladas dos grãos da soja entre os meses de janeiro e julho deste ano. A secretaria classificou como recorde o acumulo de exportações.
Leia também
Marfrig anuncia 155 vagas de emprego para cidades de MT; confira as oportunidades
Somente no mês de julho, o escoamento da oleaginosa foi de 2,26 milhões de toneladas. O total representa um aumento de 40,01% em relação ao ano passado, caracterizando o segundo maior envio observado na série histórica de julho.
Esse cenário é justificado, principalmente, pela produção volumosa no estado e a necessidade de abrir espaço nos armazéns.
Por outro lado, apesar do volume expressivo de embarques até o momento em 2023, o que chama a atenção é a constante queda no valor médio pago pela soja em Mato Grosso.
Para se ter uma ideia, no mês de julho o valor médio dos envios fechou em US$ 489,50/t. Isso representa uma queda de 0,85% em relação ao mês passado e 21,76% ante o mesmo período de 2022, pautada pelo “derretimento” no preço da soja.
Já para o mês de agosto, a expectativa é de que os envios do estado permaneçam aquecidos, devido à maior competitividade da oleaginosa no mercado internacional.