Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

segunda edição da Brasmin

Fênix DTVM palestra no 8º Encontro da Média e Pequena Mineração

Foto: Assessoria

Fênix DTVM palestra no 8º Encontro da Média e Pequena Mineração
O diretor de Operações da Fênix DTVM, Pedro Eugênio Procópio Silva, palestrou na última quinta-feira (29), durante a segunda edição da Brasmin, sobre a Evolução do Garimpo para a Mineração, em um painel do 8º Encontro da Média e Pequena Mineração. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29, na Pontifícia Universidade Católica, em Goiânia (GO).

Leia mais 
Preço do GNV em Mato Grosso pode sofrer alta de R$ 0,92

Durante sua fala, o diretor da Fênix DTVM abordou questões pertinentes às produções artesanais mais responsáveis e aos quatro caminhos para o garimpo/mineração sustentável, além de incentivos financeiros para a mineração.

Para Pedro Eugênio, é importante que empresários da mineração se reconheçam como parte da cadeia, do problema e da solução na transmissão da evolução em práticas mais sustentáveis na mineração.

“A instituição financeira que está fazendo a primeira aquisição de ouro tem que se reconhecer como parte e atuar ativamente promovendo uma mineração artesanal mais responsável.” 

Para que seja possível fazer isso, Pedro Eugênio citou algumas medidas como certificar e diagnosticar a origem animal, saber os processos envolvidos e classificação de fornecedores e a rastreabilidade do ouro, da origem até o final, e com o emprego de blockchain,

“O blockchain são blocos de informações que protegem os dados e a impossibilidade de serem mudados ao longo da cadeia, mas isto não garante que o ouro não esteja sendo esquentado na lavra garimpeira”. 

Uma outra prática, segundo o diretor da Fênix DTVM, são os incentivos financeiros.  A Fênix procurou a suíça SBGI, uma iniciativa que estimula negociações responsáveis e certificam as práticas de mineração de pequeno porte.

“Hoje já temos quatro minas implantadas com a certificação suíça com bônus gerado, que proporcionou a aquisição de um equipamento canadense para eliminar o mercúrio do processo produtivo dentro da baixada Cuiabana”. 

Ao lado de Pedro Eugênio, participaram também do painel de debates Antenor Silva, Conselheiro de Administração da PA Gold e da Brasil Mineral, que atuou como moderador; Gilson Camboim, presidente na Coogavepe – Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto; Antonio João Paes de Barros, geólogo da Metamat; Luis Mauro Gomes Ferreira, assessor da Diretoria Colegiada da ANM, Giorgio De Tomi, professor da Universidade de São Paulo e diretor do NAP.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet