Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Energia

sustentabilidade

Grupo FNX Participações adere à Enersim como parte de sua agenda ESG

Foto: Assessoria

Grupo FNX Participações adere à Enersim como parte de sua agenda ESG
O grupo FNX Participações aderiu à Enersim, gestora de energia limpa e sustentável, como parceira para atender a um dos temas da agenda ESG do grupo. ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico, aliada à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas. Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que a empresa atua, com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

Leia mais
Enersim e Oeste Solar firmam parceria com GreenYellow para a construção de usinas solares em MT

 Matheus Stevanin, analista de sustentabilidade da FNX, explica que a medida atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 7 (Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), de acordo com a agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

“Temos uma agenda ESG bem definida, com pilares de sustentabilidade e indicadores que acompanhamos mensalmente. Dentro desse planejamento, um dos pontos de relevância em nosso radar de ações ESG foi dar início a nossa transição da matriz energética, com o objetivo de diminuir nossa pegada de carbono e contribuir com o desenvolvimento sustentável. A decisão de iniciar essa transição com a Enersim se deu a partir disso e se alinhou ao fato de as soluções oferecidas pela empresa nos atenderem em necessidades e expectativas, potencializando nosso impacto positivo nesse ponto da transição energética através de energia fotovoltaica”, pontua Stevanin.

O analista complementa que aderir à Enersim foi uma decisão estratégica e beneficia todos os parceiros de negócios. “Nós acreditamos que é possível fazer negócios de forma responsável, gerando valor para todos os nossos stakeholders e desenvolvendo os eixos ambiental, social e de governança corporativa.  Além da agenda ESG ser um compromisso ético e moral, também é hoje uma questão de estratégia empresarial, pois quando pautamos nossa atuação em pilares ESG, nós geramos uma vantagem competitiva, já que conseguimos nos adaptar melhor frente às mudanças. No longo prazo, incorporar sustentabilidade na estratégia faz parte da continuidade de nossos negócios”, analisa Stevanin.

O atendimento prestado pela Enersim, desde a visita do consultor até o suporte pós-adesão, fez toda a diferença para a permanência do Grupo na gestora de energia. “Quando o Artur Vianna, consultor credenciado, veio até à sede da FNX para nos apresentar as soluções, até o momento em que começamos a receber as primeiras faturas, todo suporte prestado sempre foi rápido e eficaz. A Enersim com suas soluções é uma importante aliada das empresas que buscam alinhar sua agenda ao desenvolvimento sustentável”, elogia Matheus.

O Grupo FNX ao longo dos últimos anos deu início à agenda ESG e desenvolveu diversas ações e projetos. A Fênix DTVM foi a primeira empresa do setor a se tornar signatária do Pacto Global da ONU, apoiando iniciativas como a eliminação do mercúrio do processo produtivo do ouro, o que significa um grande marco para a mineração responsável no país.

Outro projeto interessante a ser destacado é a parceria com a Swiss Better Gold Association, uma associação Suíça que visa certificar e recompensar minas que seguem padrões estabelecidos sobre sustentabilidade e ESG. 

Com essa recompensa financeira, as minas podem investir em projetos ambientais e sociais da comunidade em que está inserida. No último ano a área de ESG do Grupo FNX desenvolveu sua estratégia, criando sua matriz de materialidade e criando indicadores ESG. O foco agora está na mensuração e compensação da pegada de carbono, o que começará a acontecer em julho de 2023.

"Com essa compensação por meio de créditos de carbono, buscamos não só compensar as emissões, mas também medir e criar um plano de mitigação para as emissões de Gases de Efeito Estufa".

Enersim

Trata-se de uma empresa de gestão em geração de energia compartilhada, quer seja fotovoltaica, hídrica ou termoelétrica, e distribui para seus 4 mil associados, que se beneficiam da energia renovável produzida em outro lugar. Além disso, não há cobrança de taxa de adesão, manutenção ou fidelização na contratação dos serviços.

Como não há taxas de adicionais das bandeiras tarifárias, na conta de energia elétrica, é possível obter economia de até 20%, que atendem tanto pessoa física quanto jurídica em todo o estado.

Na prática, o consumidor que tem o custo médio de energia de R$ 2.000 mil por mês, com a adesão à Enersim, ele vai economizar aproximadamente R$ 322,00, além da isenção na cobrança de bandeiras tarifárias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet