Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Emprego

BANDEIROLAS, DOCES E TRAJES

Comércio de Cuiabá entra no clima de festas juninas e esperam aumento de vendas após pandemia

Comércio de Cuiabá entra no clima de festas juninas e esperam aumento de vendas após pandemia
O comércio de Cuiabá já entrou no clima das festas juninas e no primeiro dia do mês, diversas lojas no centro da cidade já estavam decoradas com bandeirolas e adornos típicos das festividades caipiras. Para os comerciantes que trabalham no setor de festas, atacado e varejo, as expectativas para o mês são as melhores, pois, os eventos juninos retornam com tudo depois de uma pausa por conta da pandemia da covid-19.

Leia mais:
Botas decoradas, chapéus e bodys estampados: Ana Castela dita tendência na moda country em MT

São diversos itens a venda nas lojas, que vão desde objetos de decoração até roupas típicas e alimentos como paçoca, pé-de-moleque e muito mais. O Olhar Direto conversou com funcionários e clientes para saber como está o clima festivo neste início de mês.

O gerente Nazaré da loja Mundo Festas, localizada na rua Joaquim Murtinho, no centro de Cuiabá, trabalha no estabelecimento há 15 anos e está com as expectativas lá em cima para as vendas do período de junho até agosto.

“A gente espera um aumento no movimento da loja em torno de 60 a 70%, em relação ao ano passado. A loja começou a ser montada agora, já temos uma grande variedade de produtos e vamos receber mais. Ficamos com as prateleiras cheias até agosto e temos de tudo, chapéus, trajes caipiras, itens para decoração, brinquedos para prendas, doces e muito mais”, declarou.



O calendário de festas juninas em Cuiabá e região já está acontecendo a todo vapor e teve início no último sábado (03). Na próxima semana, uma das principais quermesses é celebrada no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio. E no dia 24 de junho, é vez de festejar São João. Confira as dicas de festas do Olhar Direto aqui.

Com o fim da pandemia da covid-19, a população mato-grossense deve ir às ruas, igrejas, escolas, casas de festas e outros lugares para celebrar o período junino e a tradição brasileira, com danças de quadrilha, vendas de comidas e bebidas típicas, fogueiras, e muito mais.

A professora Fernanda Mello e sua mãe, Ildete, estão bastante ansiosas para as festividades e já começaram a procura pelos itens para decorar a casa, logo no primeiro dia do mês de junho. Natural de Santa Catarina, Fernanda que reside em Cuiabá há anos, sempre viaja para a cidade natal, onde a mãe mora, para celebrar as festas juninas com a família sulista.

“Já estamos procurando roupa de festa junina, decorações para a casa, a gente quer fazer uma festa em casa para toda a família, então estamos procurando as coisas para decorar e entrar no clima da festa. Sempre gostamos de festa junina e a gente faz tudo, reúne a família, convida todo mundo, faz fogueira, tem música caipira e muita comida”, conta Fernanda ao Olhar Direto.

Como a mãe da professora está visitando a filha em Cuiabá, as duas aproveitaram a ocasião para comprar os itens para a festa na capital mato-grossense. Segundo Ildete, “aqui tem mais opção que lá em Santa Catarina, principalmente coisas de decoração, estamos levando bastante coisa para lá”.

As festas da família Mello são recheadas de comidas como pé-de-moleque, paçoca, milho, pipoca, bolo de milho, batata doce, pinhão e a famosa bebida ‘quentão’.

Fernanda ressalta que apesar de viajar para Santa Catarina para a festa, irá participar de outros eventos juninos e julinos em Cuiabá.

Em outra loja, a Realmat, que está em fase de restruturação do espaço físico do estabelecimento, após ter sofrido um incêndio em 2020, na avenida 15 de Novembro, a supervisora comercial e social media, Maria Carolina, afirma que os clientes já compraram grande parte do estoque de produtos para festas juninas.

“Os produtos que a gente vende pro atacado são comprados antes, geralmente em março, abril, para chegar a tempo para essa época das festas juninas. Temos até produtos que já estão esgotados”, disse Carol.



“No ano passado, estava todo mundo receoso, porque não sabia se as prefeituras iam liberar as festas, se as escolas iam fazer festas e até os nossos clientes se anteciparam para esse ano, e tem produtos já esgotados no início de maio. Estamos bem contentes porque a Realmat veio de uma fase difícil, ainda estamos em reconstrução. Tem uma galera que nos prestigia desde sempre e ficamos muito gratos”, complementa.

Para celebrar os clientes e o período junino, a Realmat irá promover algumas ações durante o mês, como uma pescaria, que irá valer prêmios para os consumidores.

“Os nossos clientes que estiverem fazendo compras, poderão pescar uma prenda com alguma surpresa e levar um mimo para casa”, afirma Carol.

A loja preparou um estoque especial de itens como cartelas para cantinas, com fichas de bebidas e alimentos, pensando em quem irá comercializar nas festas. Além disso, estão disponíveis vários tipos de bingo, junto com roupas e tecidos para as barracas e decorações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet